PCdoB e PT tentam restabelecer o bom relacionamento
PCdoB e PT estão juntos desde o pleito de 1989, quando Lula disputou a presidência pela primeira vez. Desde então, os dois partidos estreitaram a convivência na esfera político-institucional e também nos movimentos sociais. Tornaram-se aliados estratégicos.
Recentemente, o episódio da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados provocou um estremecimento nas relações entre comunistas e petistas. Havia um acordo inicial em torno da reeleição do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Mas o PT rompeu unilateralmente esse acordo, lançando, sem discussão prévia, a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que terminou vencendo por apenas 18 votos de diferença.
Em conseqüência, embora sem rupturas nem renúncia ao caráter estratégico da aliança entre os dois partidos, o PCdoB constituiu, junto com mais seis partidos (PSB, PMN, PAN, PDT, PRB e PHS) um bloco à esquerda, no âmbito da Câmara dos Deputados. O PT, por seu turno, adotou uma aproximação crescente com o PMDB, principalmente com o setor “neolulista” desse partido, numa espécie de tendência ao centro.
Ontem, em Brasília, no escritório local do PT, quatro dirigentes nacionais do PCdoB, entre os quais o presidente Renato Rabelo e o vice-presidente, deputado Renildo Calheiros (PE), foram recebidos por onze integrantes da executiva nacional petista, liderados pelo presidente, deputado Ricardo Berzoini.
Conforme noticia o Vermelho hoje (http://www.vermelho.org.br), da reunião resultaram três iniciativas destinadas a recomporem as boas relações entre comunistas e petistas.
Uma comissão dos dois partidos buscará uma compreensão comum acerca da reforma política.
As fundações que assessoram os dois partidos - a Perseu Abramo (PT) e o Instituto Maurício Grabois (PCdoB) – realizarão uma série de seminários acerca de questões estratégicas da economia.
Também os dois partidos procurarão melhorar as relações nos movimentos sociais, sindicais, estudantis e populares em geral. Com destaque para a CUT, onde têm ocorrido conflitos.
Partidos sérios se tratam desse modo. buscam a convergência no plano das idéias como pressuposto da ação comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário