12 dezembro 2018

Na medida do retrocesso


Time escalado, que virá a partir de janeiro?
Luciano Siqueira

Há que se reconhecer que o capitão Bolsonaro vem estruturando o ministério do futuro governo de modo coerente.

Quando em campanha, jamais explicitou que daria continuidade à agenda de Michel Temer, agora de modo mais amplo e robusto. Não passou de uma cantilena primária centrada no combate à corrupção (sic) e no enfrentamento do chamado crime organizado. Além disso, a promessa de exterminar, se possível, os movimentos sociais e as correntes políticas de esquerda.

Ou seja: a maioria dos eleitores que lhe deu a vitória — influenciada pela manipulação do WhatsApp e das redes sociais, em maior ou menor grau — tem razoável consciência de quem é o presidente eleito.

Inclusive do seu despreparo intelectual e técnico para a missão, além da ausência de habilidade política que jamais adquiriu nos vinte e nove anos de mandato na Câmara dos Deputados, bisonho e inexpressivo parlamentar que sempre foi. 

Uma vez vitorioso e tendo que escalar o seu time para governar, mescla a submissão ao mercado e aos ditames de Wall Street, dando poder total ao financista Paulo Guedes (com argumento de que não entende absolutamente nada de economia).

A escalação do restante do time reflete em boa medida o jogo de poder dos núcleos que conformam em entorno do presidente: os militares, cujos ministros tentarão imprimir disciplina e credibilidade ao governo; o estamento judiciário-policial, com o ex-juiz Sérgio Moro em destaque, que sob a capa do combate ao crime organizado e à corrupção tem mesmo a missão de destruir, pela via legal, o sistema partidário vigente; o segmento agronegócio-latifundiarios, diretamente interessado no liberou geral em matéria de sustentabilidade ambiental e outras maldades; e o próprio clã familiar, em relativa conexão com os evangélicos neopetencostais, empenhados da materialização das ideias mais retrógradas em relação aos Direitos Humanos e a questões comportamentais. 

Para onde vamos?

Talvez nem o próprio presidente saiba ao certo.

Uma hipótese seria a do fôlego curto do pacto político que passará a governar a partir de janeiro.

A outra, mesmo de modo contraditório, primarista e atabalhoado, que venha a se estender por um tempo razoável um ciclo obscurantista.

Cedo para julgar, mas em tempo para receios quanto aos rumos do País e o estado das condições de sobrevivência da maioria dos brasileiros. 

Das pretensões do governante e do perfil do time que escalou, não se pode esperar zelo para com a soberania do País, respeito aos preceitos constitucionais nem atenção às necessidades básicas, interesses e direitos da maioria que sobrevive do próprio trabalho.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2RRc1aH  
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: