07 fevereiro 2019

Governo atabalhoado


Primeiro sinal de tropeço
Luciano Siqueira

Noticia-se que na Câmara, líderes de partidos do “centrão” se movimentam no sentido defenestrar o líder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Dessa forma, dariam um primeiro sinal claro de insatisfação em relação ao modo como o Planalto se relaciona com a sua base parlamentar.

No próprio PSL, uma maioria de deputados estaria nessa jogada.

Isto pode acarretar em derrota do governo ao tentar aprovar uma das suas primeiras proposições.
Se a hipótese de confirmar, não será surpresa. Evidente é o jeito atabalhoado como o atual governo conduz suas relações políticas.

O líder escolhido pelo próprio presidente capitão Bolsonaro seria à sua imagem e semelhança, ele que em quase trinta anos de mandato jamais figurou em articulações destinadas a aprovar alguma matéria relevante ou assumiu presidência ou relatoria de alguma comissão.

A convivência com o Congresso nunca foi fácil. Mais ainda agora em que reina a dispersão, pouco significando a maioria das siglas.

Cada deputado se sente uma entidade isolada.

É ele e seus seguidores nas redes sociais.

Suas legendas, na maioria, nem de longe solicitam fidelidade programática. Seus programas são apenas uma peça formal, exigência da legislação em vigor.

Demais, o governo optou por se relacionar com bancadas temáticas desde a transição, relegando a um segundo plano os partidos e seus dirigentes.

Faz parte da concepção autoritária reinante, assim como de uma imprecisa e frágil ideia de que é preciso superar “a velha política”.

Se cair seu líder, haverá alguma mudança de atitude?

Difícil prever. Governo do baixo clero é assim mesmo.

Acesse e se inscreva no canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2RTfyZl   
Leia mais sobre temas da atualidade http://migre.me/ kMGFD

Nenhum comentário: