10 setembro 2023

Minha opinião

Quando mudar não é fácil
Luciano Siqueira


"Mudar oito hábitos pode te dar 20 anos a mais de vida, calcula estudo; veja quais são", é a chamada de capa da edição online do Estadão.

Há quem resista a ler a matéria? Sim. Prefiro não ler.

E tenho razões para tanto.

Primeiro, esse tipo de estudo ou alardeada descoberta científica frequentemente é de validade científica duvidosa.

Aqui mesmo no blog publiquei dias atrás texto que reproduzi da Folha de S. Paulo https://lucianosiqueira.blogspot.com/2023/09/quando-ciencia-e-falha.html?m=1 onde o autor menciona percentuais altíssimos de publicações científicas carentes de lastro seguro. 

Mais do que isso, amplamente contestadas.

Em segundo lugar, nessa fase da minha vida, caminhando célere na sétima década de prazerosa existência, de repente descobrir que este ou aquele hábito cultivado por tanto tempo pode ser prejudicial à saúde dá em nada — tanto tempo vivido, por que corrigir agora na reta final da caminhada?

Não li a matéria também porque correria o risco de descobrir que entre esses oito hábitos assim apresentados de modo tão dramático pode estar algum que só tem me dado prazer.

Abster-se dos prazeres da vida, bem sabemos, nunca é fácil.

Também é muito difícil de repente, no pressuposto de facilitar o alongamento da vida, a gente adotar abstinência... à própria vida!

Demais, que eu saiba até hoje nenhum dos meus hábitos prazerosos, dos quais não me disponho a abrir mão, jamais prejudicou alguém.

Então, neste domingo nublado no bairro das Graças, na sempre guerreira cidade do Recife, adoto essa atitude radical: recuso-me a ler a matéria alardeada na capa do Estadão, e ajo assim em defesa dos bons prazeres da vida!

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: