11 março 2024

Minha opinião

Não basta comemorar, é preciso esclarecer
Luciano Siqueira



A considerar as últimas pesquisas, que assinalam ligeira queda nos índices de aprovação do governo Lula, há ruídos de comunicação que confundem a percepção da maioria da população em relação aos fatos da economia.


E certamente não se trata apenas do bombardeio de contrainformação e fake news promovido pelas milícias digitais da extrema direita.


Nem também apenas por conta da cobertura tendenciosa da grande mídia, que promove agressiva campanha pela preservação dos fundamentos neoliberais da economia, em favor do mercado financeiro. 


É que do lado de cá da ponta, há mais "comemoração" dos bons êxitos do governo e menos debate com a população beneficiada — tanto nas redes, como nos salões e nas ruas.


Agora mesmo se sabe que a renda do trabalho dos brasileiros tem maior salto desde o Plano Real.


O PIB cresceu 2,9% em 2023, enquanto o aumento real, acima da inflação, foi de 11,7% na massa de rendimentos do trabalho, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).


Bons sinais.


E, mais do que isso, matéria de debate nas escolas, locais de trabalho, nos ambientes acadêmicos, nas comunidades populares e periféricas e assim por diante.


Tudo a ver com possibilidades e limites do governo e com a absoluta necessidade de se ter uma base social amplamente mobilizada.


A comunicação digital ajuda, porém as chamadas reuniões e debates presenciais são indispensáveis.


É a luta política na base da sociedade.


Fatos e tendências https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: