03 dezembro 2018

Manipulação criminosa


Os jogos dos robôs para impor censura política no Facebook
Luis Nassif, Jornal GGN

A imensa dificuldade do Facebook em fiscalizar bilhões de posts diários está permitindo um jogo de censura política de grupos organizados, valendo-se dos seus algoritmos. Basta um exército de robôs “denunciando” um post, para ele ser retirado da rede.
Esse estratagema foi abundantemente utilizado na campanha eleitoral. Mas, aparentemente, continua sendo empregada.
O artigo “Xadrez do golpe derradeiro contra o estado de direito” foi suspenso pelo Facebook por supostamente violar os tais Padrões da Comunidade.
Não se trata de uma censura direta do Facebook, mas de jogadas de grupos organizados com ação articulada de denunciar conteúdos.
Outra suspensão foi aplicada em uma reportagem sobre grafeno – em que algum pirado identificou conteúdo sexual. E em um Xadrez denunciando o fundamentalismo do governo Bolsonaro. E até em uma matéria da Agência Xeque denunciando os fakenews na economia.
Talvez seja a hora do STF (Supremo Tribunal Federal) ou do Congresso definirem um documento legal subordinando as redes sociais aos mesmos princípios da Lei de Imprensa: o que for considerado veículo jornalístico ficaria blindado contra essas jogadas de militantes.
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2DNB0Zb
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: