16 fevereiro 2021

Futebol contemporâneo

É preciso destruir o muro para pensar e executar futebol de maneira nova

A saudade, um delicioso sentimento, tem que ser separada do saudosismo

Tostão, Folha de S. Paulo

 

Na coluna anterior, escrevi que o futebol europeu é superior ao da América do Sul, por causa de melhores condições econômicas, científicas, sociais, educacionais e profissionais. Com isso, contratam os principais jogadores e desenvolvem, com mais eficiência, a técnica coletiva, a organização, dentro e fora de campo, e a maneira de fazer as coisas.

Um leitor contrapôs e disse que os brasileiros são mais habilidosos e criativos e que deveríamos retornar à nossa essência na maneira de jogar. Essas qualidades são importantes, mas o talento individual não é mais decisivo como era no passado. O jogo ficou muito mais complexo.

Temos de olhar e de aprender com o passado, mas é necessário separar a nostalgia, a saudade, um delicioso sentimento, do saudosismo de achar que tudo de antes era melhor. Muitas vezes, os saudosistas idealizam um passado que nunca existiu. Além disso, por causa da globalização e por ter jogadores de todos os países espalhados pelo mundo, não há mais as marcantes diferenças de estilo de outras épocas.

Os europeus, cada vez mais, formam jogadores habilidosos, criativos e fantasistas, e os sul-americanos, cada vez mais, produzem jogadores técnicos, práticos e pragmáticos. O estilo das equipes varia nos dois continentes.

Para formar um grande time, é necessário unir a habilidade com a técnica, o drible com o passe, a disciplina com a criatividade, o conhecimento com o saber fazer e o encantamento com o resultado. Não é ficar em cima do muro. É destruir o muro e criar uma nova maneira de pensar e de executar.

Veja: Nas redes sociais, você quer ser cão ou gato? https://bit.ly/3adg1y6

Nenhum comentário: