24 fevereiro 2021

Variantes do coronavírus no Brasil

Brasil tem 204 casos de variantes mais graves do coronavírus

Poder 360

 

O Brasil já registrou 204 casos de variantes mais graves do coronavírus, as chamadas “variantes de atenção”. Até o momento, 17 Estados têm pessoas infectadas com as variantes do Reino Unido (B.1.1.7) e do Brasil (P.1). A variante da África do Sul ainda não foi encontrada no país. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, na 3ª feira (23.fev.2021).

O documento também traz orientações para monitorar e evitar a propagação das variantes. Eis a íntegra (187KB).

O infográfico abaixo mostra como estão distribuídos os casos pelo Brasil. O Amazonas, onde foi identificada uma nova cepa do vírus, é o local com mais variantes de atenção detectadas. São 60 pacientes ao todo. O Estado é seguido de São Paulo, com 28 casos da variante brasileira e outros 11 da variante do Reino Unido.


As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta 3ª feira (23.fev.2021) em nota técnica aos Estados e Distrito Federal. Eis a íntegra (187KB). O documento também traz orientações para monitorar e evitar a propagação das variantes.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), as 3 principais variantes de atenção do coronavírus são a do Reino Unido, da África do Sul e do Brasil.

Os dados sobre as variantes foram levantados pelo ministério diretamente com as secretarias estaduais de saúde, até o dia 20 de fevereiro.

Segundo a pasta, as linhagens do coronavírus mais encontradas no Brasil são a B.1.1.28 e a B.1.1.33. Não são consideradas variantes de atenção.

A definição vale para as variantes que podem ser mais transmissíveis ou que tenham potencial de piorar a situação da pandemia. A pasta recomenda que os Estados e Distrito Federal reforcem o acompanhamento de síndromes respiratórias e o sequenciamento genético dos vírus.

“No momento, não há evidências científicas para determinar a mudança na infectividade ou patogenicidade da variante de atenção P.1 no Brasil, seu impacto no diagnóstico laboratorial ou eficácia da vacina, sendo necessárias investigações mais detalhadas”, informou o ministério.

Veja: Imunidade parlamentar pra quê? https://bit.ly/2ZHFqJV

Nenhum comentário: