18 junho 2021

Palavra de poeta

PREFIRO OS DIAS DE CHUVA

Lais de Aquino

 

prefiroos dias de chuva
n
ãoobstante o eu esbarre na resistência
das
coisas que estão aí fora e não dão passagem
os
pragmáticos comprariam cigarros
eu
imagino a sensação de um trago cálido
e
a imagem é mais real que o ato em si
como
a lembrança deste dia fundará outro dia maior
sim, prefiro os dias de chuva
posso
ficar fundamentalmente só
estendendo
a pouca roupa no varal ou aguando
as
plantas da casa
os
arranhões do mundo não escalavram
a
ficha da existência dispensa carimbo
deito
no chão frio
isto
confere qualquer sentido à falta de sentido
como
ter um guarda-chuva no exato momento
em
que não tempestua e aranhas
monstruosas
assomam no jardim
n
ãopensei sobre o resto do dia
n
ão, pensei e nada resolvi
sobre
a longa tarde de sábado
ou
um modo novo de evitar o aniquilamento
provocado
pela passagem do tempo
porque
as possibilidades se desgastam facilmente
no
uso da existência
o
recurso do sonho
o
recurso do prazer
o
recurso da indiferença
todos
subterfúgios barrados na intrincadíssima peneira do real
mais
real que qualquer realidade suposta
no
entanto permanecer não é um recurso
éum imperativo de recusa à dissolução
na
noite anônima e animal
porque
o homem é a negação daquilo
que
ele não é
cogito
levantar do chão
se
eu me agarrasse à aposta de Pascal
escolheria
a existência de Deus
e
momentaneamente teria um ganho infinito
mas
o não-saber cai-me tão pesadamente
como
uma fissura impede represar uma certeza
cuja
única certeza é pôr-se eternamente em questão
como
um homem é uma transitoriedade
no
devir de todas as coisas
ah
mas este momento eestachuva
sim, esta chuva e este momento
nada
os rouba mais de mim

Foto: LS

.

Nas redes, sim; mas sem fake news https://bit.ly/2CWRmy4

Nenhum comentário: