27 maio 2022

Crônica da sexta-feira

Contexto 

Patrícia Montalvão*

 

Sextou!

E sigo para mais um concurso…

Não que eu goste de viajar para fazer provas ou mesmo de fazer as provas ou, ainda, de estar em algum processo de concorrência, não. Queria estar gozando o descanso dos meus avançados anos de idade…

Mas, isto, hoje, é oportunidade, é realidade, quando, um dia, foi um desejo de poder “concorrer”… Chegar nesta fase, simplesmente, era muito distante aos meus olhos. 

Pelas reais condições - intelectual, social e financeira - poderia ser colocado dentro de um baú de impossibilidades, o desejo, e enterrar em algum lugar onde habita a descrença, a desesperança.

Se a vida é um ciclo, em um círculo, como parece ser o universo, é um circuito redondo. Então, pode ser possível que, em alguma dessas voltas, em algum desses giros, haja, também, a oportunidade de completar o ângulo necessário para um circuito completo (360graus), nas mais variadas perspectivas (pessoais, profissionais etc.) Afinal, todos os elementos naturais desse circuito, resumido em algo chamado de vida, são oferecidos a todos os participantes (o humano). Sol, lua, dia e noite, sede e fome, ar, céu e mar. E mais,  a oportunidade de um dia a mais, travestida de A G O R A!

Então, continuar na esperança, na crença, na vontade e no desejo de alcançar o básico, o normal, o necessário ou o essencial talvez faça parte da nossa obrigação de cumprir com a missão, vencer o nosso circuito particular - a vida que nos fora emprestada.

Sigamos nas redondas pisadas…

Eu comigo mesma, Patty.

[Ilustração: John William Waterhouse]

*Funcionária pública, cronista eventual

O fato e a ideia https://bit.ly/3n47CDe     

Nenhum comentário: