05 junho 2023

Minha opinião/crônica

Homens inclinados pelo peso do tempo
Luciano Siqueira

 

Domingo de manhã cedo, rua do Futuro, proximidades do Parque da Jaqueira. Caminhando pela calçada a gente escuta muita conversa, aos fragmentos, de ciclistas que trafegam pela ciclofaixa.

 — Nessa rua tem tanto boy bonito, mas tudo inclinado para frente! 

O veredito é de uma ciclista de meia idade que segue logo atrás de um bi ciclo onde iam duas amigas. 

— Isso é com você também, esclarece Luci. “Inclinado” é levemente corcunda por causa da idade avançada. 

Epa! Comigo não.

Não me incluo entre os transeuntes bonitos observados pela ciclista.

Bonito nunca fui, sequer ainda bebê. Pelo menos é o que se vê numa foto em que eu, com alguns meses de vida, ainda de fralda, exibo a cabeçorra que até hoje me acompanha. 

E no curso da vida, já rapaz e líder estudantil, fui classificado em segundo lugar em improvisado o concurso de feiura. 

Então, definitivamente não estou entre os homens bonitos observados pela coroa ciclista.

Porém ainda não estou entre os inclinados para a frente, creio, pois me mantenho hígido e de fronte erguida pela força das convicções que me norteiam em mais de sete décadas de resistência.

Redução do tônus muscular, sim. Rugas no rosto, muitas. Mas caminhando a passos firmes.

A vida é assim. Tanta gente bonita que chega a impressionar a quem observa com algum critério generoso, porém a estampa avariada pelo transcorrer do tempo!

Sigamos em frente. E se possível caminhando cedo pela agradável e arborizada rua do Futuro.

A vida a cores e em branco e preto https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: