Banco central da China promete evitar flutuações acentuadas na taxa de câmbio do yuan
Global Times
O Banco Popular da China (PBC), o banco central, disse na sexta-feira que agirá para corrigir os comportamentos pró-cíclicos e unilaterais do mercado quando necessário para evitar flutuações acentuadas na taxa de câmbio do yuan chinês, reiterando que a taxa de câmbio do yuan a taxa não estará sujeita a flutuações unidirecionais.
As observações de Liu Guoqiang, vice-governador do PBC, sinalizam a confiança dos formuladores de políticas chinesas na taxa de câmbio estável da moeda chinesa, apesar do recente enfraquecimento em relação ao dólar americano que gerou entusiasmo na mídia estrangeira sobre a recuperação econômica da China. O yuan chinês se fortaleceu nas últimas duas semanas, à medida que a recuperação econômica do país continua ganhando ritmo.
Falando em uma coletiva de imprensa sobre a situação financeira do país no primeiro semestre de 2023 na sexta-feira, Liu disse que a taxa de câmbio do yuan não irá muito longe nem para cima nem para baixo, as expectativas para o mercado de câmbio permanecem estáveis e a taxa de câmbio do yuan irá ainda mantém flutuações bidirecionais dentro de uma faixa razoável.
Em termos de políticas futuras, o PBC se concentrará na gestão das expectativas e "corrigirá o comportamento pró-cíclico e unilateral do mercado quando necessário para evitar resolutamente que a taxa de câmbio flutue acentuadamente", disse Liu.
Enquanto isso, o yuan chinês continuou a se fortalecer em relação ao dólar americano, recuperando-se de uma tendência de depreciação anterior. Na sexta-feira, a taxa de paridade central do yuan em relação ao dólar americano foi fixada em 7,1318 por dólar, um ajuste para cima de 209 pontos base em relação ao dia anterior. Isso representa uma grande recuperação em relação ao mês anterior, quando o iuan atingiu a mínima de seis meses em torno de 7,17 por dólar.
Na semana passada, a taxa de câmbio do yuan, tanto onshore quanto offshore, subiu mais de 1 por cento, de acordo com relatos da mídia. O iuan deve avançar pela segunda semana consecutiva, depois de se desvalorizar mais de 5 por cento em relação ao dólar americano no último trimestre, segundo a Bloomberg, citando previsões de que o iuan pode subir para 7 por dólar.
Anteriormente, a depreciação do yuan levou muitos na mídia estrangeira a aumentar o ritmo da recuperação econômica chinesa. Alguns até previram uma chamada fuga de capitais da China. Mas Liu disse na sexta-feira que o fluxo de capital transfronteiriço permaneceu geralmente equilibrado, uma entrada líquida de fundos estrangeiros investindo em títulos chineses foi mantida e as reservas cambiais da China continuam sendo as maiores do mundo, com mais de US$ 3 trilhões - o que significa que a taxa de câmbio do yuan taxa não sofrerá uma flutuação unidirecional.
Crescem as expectativas de que a moeda chinesa se fortalecerá na segunda metade do ano, já que a economia chinesa deve manter uma recuperação estável e o dólar americano deve enfraquecer em meio a uma série de fatores domésticos dos EUA, desde o fim da taxa de juros do Fed -ciclo.
O mundo gira. Saiba mais https://bit.ly/3Ye45TD
Nenhum comentário:
Postar um comentário