. Não podemos ser contra as medidas que o ministro Tarso Genro anuncia para tentar reduzir os acidentes nas estradas. As tais "medidas draconianas" para reprimir motoristas infratores: a redução do limite tolerado de álcool no sangue, a criminalização do excesso de velocidade e multas atreladas ao valor do veículo.
. O ministro falou ontem ao divulgar um aumento de 11% no número de mortos nas rodovias federais em 2007, atribuído em grande parte – segundo a Polícia Rodoviária Federal – na apenas ao amento da frota de veículos e às más condições das estradas, mas sobretudo ao desrespeito às leis de trânsito, responsável, ainda segundo a PRF, pelo recorde histórico de multas em flagrante, com mais de 2 milhões de infrações registradas nos 61 mil quilômetros de estradas federais, 27% a mais que 2006.
. Tudo bem. Mas a questão reclama intervenções estruturais. A começar da alteração na equação dos transportes de cargas que precisa se dar principalmente por via férrea, marítima e fluvial. O que requer melhora significativa da capacidade de investimento estatal em infra-estrutura.
. Tarso Genro, um dos mais qualificados auxiliares do presidente Lula, fica devendo uma análise mais abrangente do problema.
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