5 DE JULHO: em 1687, Isaac Newton publica as teses que fundariam a física moderna
Enio Lins
5 DE JULHO DE 1687 – Isaac Newton publica Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, obra revolucionária com suas pesquisas sobre física e mecânica. Em latim, língua usada para teses e tratados naquele tempo, o título ficou assim: “Philosophiae naturalis principia mathematica”. Ali estão as famosas “Leis de Newton” e muito mais.
Aqui vai um resumo preciso feito pela Wikipédia: “[é] provavelmente o livro de ciências naturais de maior influência já publicado, contém as leis de Newton para o movimento dos corpos, fundamentação da mecânica clássica, assim como a lei da gravitação universal. Newton demonstrou as leis de Kepler para o movimento dos planetas (que haviam sido obtidas empiricamente)”.
Prossegue a eficiente Wiki: “ Na formulação de suas teorias da física, Newton desenvolveu um campo da matemática conhecido como cálculo. Entretanto, a linguagem do cálculo foi deixada de fora do Principia. Em vez de usá-lo, Newton demonstrou a maioria de suas provas com argumentos geométricos”. O tratado é dividido em três volumes: Volume I e II – Sobre o movimento dos corpos (De moto corporum); Volume III – Sobre o sistema do mundo (De mundi systemate).
Censo 2022 do IBGE revela novo perfil demográfico do Brasil https://tinyurl.com/mw8e8p6j
Nenhum comentário:
Postar um comentário