Passo a passo, pois o caminho é penoso
Luciano Siqueira
Volto a comentar as pesquisas acerca da avaliação do governo Lula. Precisamente a última sondagem do IPEC, que revela uma melhora significativa na percepção dos brasileiros e brasileiras sobre o presidente da República em contraste com o governante anterior.
O jornal O Globo registra que é a melhor pontuação favorável desde 2012, segundo o Índice de Confiança Social, série anual de pesquisas presenciais feitas desde 2009 pelo Ibope e mantida agora com a mesma metodologia pelo IPEC.
Segundo a última amostragem, Lula vai bem. Ou seja, numa sociedade ainda quase dividida ao meio sob polarização intensa entre o que se imagina ser a esquerda versus a direita, progride passo a passo a confiança no atual presidente da República.
Passo a passo, sim — vale sublinhar.
Embora os pesquisadores não comentem, este dado se insere no quadro geral da correlação de forças temporariamente muito difícil, levando-se em conta fatores internos e internacionais.
A popularidade de Lula parece depender diretamente do progresso de programas sociais de grande apelo popular.
Mas o buraco é muito mais profundo. Implica na retomada do desenvolvimento do país, empreitada que se depara com ingentes desafios, tanto relacionados com a recuperação operativa do Estado, que vinha sendo desmontado por Bolsonaro, como com a superação dos entraves macroeconômicos de natureza persistentemente neoliberal.
Dediquemos atenção às pesquisas que vão sendo publicadas, pois não deixam de ser um dado relevante. Mas não percamos de vista que o caminho é longo e atribulado.
Por que Europa agora tem pressa para se reaproximar de Brasil e América Latina? Por causa da crescente presença da China https://tinyurl.com/2nhm2mqq
Nenhum comentário:
Postar um comentário