06 setembro 2023

Minha opinião: sempre juntos!


Aniversário é assim mesmo
Luciano Siqueira
 
Assim mesmo como?, é a pergunta que certamente lhe vem à mente ao ler esse título.
 
Até porque na história de vida de cada um e cada uma a comemoração (ou não) da data de nascimento assume desenhos os mais distintos.
 
No meu caso, em certa medida, tem sido assim.
 
Nunca se repete do mesmo jeito. Nem mesmo a comemoração no petit comitê familiar. 
 
Com o advento da internet, e em seguida das chamadas redes sociais, mais ainda.
 
O aniversário de cada um de nós se torna público e produz cumprimentos os mais diversos — dos meramente formais aos inúmeros marcados por um jeito intimista de dizer.
 
Confesso que me deixo tocar. Sinto-me acariciado.
 
Mensagens de viva voz ou escritas muitas delas batem no rosto com a leveza da brisa do mar em final de tarde.
 
O desafio é responder a todas, incluindo as que estão no Instagram ou no Facebook. 
 
Levo dias fazendo isso, a cada brecha que encontro em minha atribulada agenda.
 
Termino repetindo o mesmo artifício que adoto desde alguns poucos anos: em vídeo, uma palavra de agradecimento, que ponho aqui no blog e nas redes.
 
E ninguém imagina que ao longo da vida, sobretudo na infância e na adolescência, sempre fui um aniversariante tímido. Acanhado, como dizia minha mãe.
 
É que sou tímido mesmo e de repente se tornar o centro das atenções contrasta com a timidez feito pimenta malagueta em sorvete de baunilha.

O contraste é evidente. Emocionalmente doloroso.
 
Independentemente da chamada data natalícia, ao longo da vida militante em muitos momentos fui posto em posição de evidência.
 
Tendo inclusive que discursar para algumas centenas de ouvintes de público seleto ou para alguns milhares em praça pública.
 
Com um detalhe: sempre iniciei minha fala, e continuo assim, comprimindo discretamente o polegar sobre o dedo indicador da mão direita até me desinibir e soltar o verbo.
 
Pois é isso. Saiba você que lê essas improvisadas linhas que neste ano da graça de 2023 sinto-me muito grato pelas centenas, penso que talvez mais de 2 mil cumprimentos diretos, que recebi no último dia 5.

E continuo recebendo.
 
Parte substancial com traço de carinho que bem sei sincero.
 
Então, viva!
 
Prometo resistir para viver um pouco mais. Sempre na luta e tentando reinventar a vida. 
 
Recebam meu abraço. Sigamos juntos!

Um poema de aniversário, de Drummond, com ilustração de Van Gogh http://tinyurl.com/4km6h3cf

Nenhum comentário: