Sete dicas para tirar fotos melhores pela câmera do celular
Escolher cenários com cuidado e acertar o enquadramento podem trazer bons resultados
James Hill/The New Yoyk Times-Folha de S. Paulo
Um telefone celular permite que os viajantes tenham sempre uma câmera à mão. Aqui estão algumas dicas sobre quando e o que fotografar, além de como enquadrar melhor o que está a sua frente.
IMAGINE SUAS FOTOS COMO UM ÁLBUM
Tente captar uma grande variedade de imagens. Embora seja importante focar em fotos clássicas de paisagens e retratos, procure também tirar fotografias com cores e formas atraentes.
ENCONTRE SEU HORIZONTE
Steven Spielberg encerrou seu filme autobiográfico, "Os Fabelmans", com um encontro com o lendário diretor John Ford. O principal conselho de Ford? Coloque o horizonte na parte superior ou inferior da imagem, porque o meio é "chato".
Essa ideia divide o quadro em terços, horizontal e verticalmente. Na maioria dos celulares, você pode configurar uma grade de 3x3 para a tela nas configurações da câmera.
MOSTRE AS CAMADAS DA IMAGEM
Boas fotos de paisagens atraem a atenção para todo o quadro, e para isso você precisa procurar pontos de interesse em primeiro plano, meio plano e à distância.
Encontre um ponto de vista que permita ver as diferentes camadas de uma cena.
PARA RETRATOS, ENCONTRE O CENÁRIO CERTO
Procure um fundo limpo –uma tela natural com cores ou formas relativamente sólidas, como uma parede, céu aberto ou folhagem.
TRABALHE O QUADRO
É bom ter uma variedade de retratos: fotos de rosto, meio corpo e corpo inteiro, bem como horizontais e verticais. Ter esses "quadros" em mente ajuda você a escolher o melhor clique.
EDITE SUAS FOTOS MAIS DE UMA VEZ
Não tenha pressa e reveja todas as fotografias que tirou, percorrendo as imagens pelo menos duas vezes.
VÁ COM CALMA NA PÓS-PRODUÇÃO
As câmeras dos celulares, assim como as câmeras comuns, nem sempre conseguem ler a luz corretamente. Muitas vezes é necessário ajustar a exposição, as sombras ou a temperatura da cor de uma fotografia.
Em geral, gaste o mínimo de tempo possível trabalhando em uma foto e concentre-se em equilibrar o tom e a iluminação das imagens para que pareçam coesas.
Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves/FSP
Imagino José de Alencar, bem acomodado numa rede na varanda, caderno pautado e caneta à mão, escrevendo os originais de "Iracema" https://tinyurl.com/3nyffh6v
Nenhum comentário:
Postar um comentário