Furtos que fazem parte da paisagem
Luciano Siqueira
A notícia é clara e concisa: impulsionados por mercado ilegal de cobre, furtos de fios de telecomunicações atingem recorde no Brasil. A cada 5 casos, 1 ocorre em SP; envolvimento de funcionários das empresas nos desvios tem crescido, diz Polícia Civil.
Na reportagem publicada na Folha de S. Paulo fica evidente a incompetência das empresas que operam com tais fios em preservarem seu patrimônio, enquanto a polícia sabe aparentemente de tudo, especialmente do modus operandi dos ladrões.
Porém os furtos continuam. Num volume suficiente para cobrir a distância entre as cidades de São Paulo e Belém, no Pará!
E somos levados a concluir que em tempo de tanta sofisticação tecnológica, sequer a inteligência artificial tão proclamada é capaz de impedir que fios de cobre sejam subtraídos assim com tanta frequência e, pior, revendidos em mercado clandestino que também não é tão clandestino assim, pois bem conhecidos das autoridades policiais.
Cá com meus modestíssimos botões vejo-me levado a crer que os furtos cotidianos de fios de cobre, apesar do prejuízo, já fazem parte das planilhas de custos das empresas e certamente incidem sobre o bolso do consumidor final dos serviços.
Fazem parte da paisagem.
As emoções dão cor à vida https://bit.ly/3Ye45TD
Nenhum comentário:
Postar um comentário