25 junho 2020

Alegria, alegria!


Improviso em torno da fogueira
Fabiana Menezes

Tio Lu, vez ou outra eu faço um
Mas nunca tive a ousadia de mostrar nenhum
Quem sabe agora com essa provocação
Eu tenha uma verdadeira motivação
De mostrar para esse mundão
A verdadeira festa de São João
Então por aqui vou começar
E deixar a palavra se soltar
Sem muito parar para pensar
E essa festa popular tentar explicar
O mês de junho no Nordeste não tem igual
Sinto muito meus amigos, mas aqui é surreal
É uma mistura de sagrado e profano
De família, de xaxado e de baião
Dizem que é herança do pessoal de Portugal
Mas eu duvido que lá seja tão fenomenal
No meu país Pernambuco
Em cada quintal tem um vuco-vuco
Tem canjica, tem pamonha e milho assado com fé
Tudo isso da providência do nosso querido São José
Quem em março pediu pra Jesus fazer chover
E em junho muito milho a gente colher
Tem fogueira e balão subindo no céu
Para nos lembrar que foi assim que Santa Isabel
Avisou à sua prima Maria de Nazaré
A chegada do profeta João Batista
O que anunciaria quem ele não poderia desamarrar a sandália do pé
O famoso Jesus de Nazaré!
É minha gente brasileira...
Se vc quer conhecer uma tradição verdadeira
Basta escolher qualquer cidadezinha dessa terra guerreira
E aí quem sabe vc irá entender
O que faz o nosso sangue ferver
E como é bonito de se ver
Rico, pobre, preto, branco, menino e mulher
Dançar o forró em uma só união
E gritar com toda paixão no coração
VIVA SÃO JOÃO!

[Ilustração: Militão dos Santos]
Poetas sabem o que dizem https://bit.ly/2XypaLe

Nenhum comentário: