26 março 2021

O termo exato


Pusilânime

Luciano Siqueira


Mais de metade do tempo de governo vencido, o presidente Jair Bolsonaro mostra-se preso ao minúsculo curral em que se faz política e ideologicamente confinado. E toda vez que se ver acossado pela insatisfação popular e pela pressão política, tanto da oposição como por aliados circunstanciais — como banqueiros, industriais e economistas vinculados ao mercado que subscreveram Carta Aberta desde domingo último —, emite palavras e gestos desarticulados.

Ensaia uma improvável mudança de comportamento e logo em seguida retoma a cantilena sustentada no binômio ameaças autoritárias e rejeição a cumprir suas responsabilidades no enfrentamento da pandemia e da gravíssima crise econômica e social.

Seus rompantes autoritários vão desde a ameaça de estado de sítio ao patrocínio de mais de 300 processos sustentados na famigerada Lei de Segurança Nacional contra muitos dos seus críticos, entre os quais youtubers.

Agora, após uma atabalhoada reunião com representantes dos demais poderes da República e sete governadores que lhe são submissos, que anunciara previamente destinada à construção de uma espécie de comitê conjunto para, enfim, enfrentar o agravamento da pandemia, nada de verdadeiramente concreto apresentou.

No dia seguinte, fazem-se em paralelo articulações dos presidentes do Senado e da Câmara com governadores empenhados em medidas consideradas indispensáveis a contenção da escalada da vírus, para tomarem providências que o poder central do país não toma.

O resumo dessa opereta de má qualidade é o agravamento do isolamento do presidente, que inclusive já acusa o constrangimento de parcelas da sua base social de estrema direita, ela também duramente atingida pela COVID-19.

Comentaristas de uma emissora de rádio, na manhã de hoje, se desdobravam na busca de um adjetivo para caracterizar o comportamento do presidente: “insensível”, “incompetente”, “atabalhoado” e que tais.

Tenho um mais preciso: pusilânime.

Veja: Tem uma casca de banana na “polarização” Lula x Bolsonaro. Veja aqui https://bit.ly/3eLGZj1

Nenhum comentário: