22 abril 2021

Para que todos possam ter acesso

Fortalecer o SUS

Rosalva Silva*

 

Precisamos entender a dimensão do que significa o SUS, muitas pessoas falam que não usam o SUS, mas 100% da população brasileira usa o sistema público de saúde. O SUS não é apenas serviço hospitalar, que antes da pandemia, grande parte da mídia desdenhava e não cansava de mostrar apenas os problemas. O SUS é a água que você bebe, é a qualidade do ar que você respira, é o restaurante que você frequenta, é o medicamento que você usa, é a vacina que você toma, é a academia que você treina. Se você sofrer um acidente, e o SAMU te ajuda, ele é o SUS. Se precisar de um transplante, seja qual for o hospital, público, privado, filantrópico, quem faz o transporte do órgão é o SUS, além de diversos outros serviços, que só existem no SUS.

Com a pandemia da COVID-19, o SUS ganhou um protagonismo, mas ele já é um herói desde sua criação na CF de 1988, com a Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990), o SUS foi instituído e segue até hoje. São mais de 30 anos sendo a única opção para mais de 160 milhões de brasileiros e universal à toda população!

Para as pessoas que só veem o SUS no uso de serviços hospitalar, precisamos conversar um pouco mais. Pois, você precisa saber que o valor do seu plano de saúde, se não existisse o SUS, seria muito mais caro! Com ou sem plano, você usa o SUS. Quando plano não cobre, as pessoas judicializam o serviço, é quem paga? O SUS! Geralmente, o perfil de pessoas que judicializam serviços de saúde, pertencem às classes média e alta. Eu poderia ficar horas e horas falando do SUS, mas vou precisar parar para pedir sua ajuda, o SUS está em perigo, desde sua criação sofre com um alto subfinanciamento, que piorou com as políticas de austeridade fiscal, não podemos permitir que essa EC 95 continue vigente... congelar os gastos é sucatear o SUS, os agravos não congelam, pelo contrário, só aumentam, e com a pandemia, os impactos econômicos no setor saúde sobre a carga de doença não COVID-19 e COVID-19 ainda são inenarráveis. O SUS pede socorro e força popular, independentemente da classe social, ele é UNIVERSAL, o SUS é de todos. O SUS salva, mas precisamos salvar o SUS, então DEFENDAM o SUS!

*Rosalva Silva é Doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz

.

Para sua informação: Três pontos sobre a CPI da Covid https://bit.ly/2P5l2AZ

Nenhum comentário: