06 setembro 2021

Crônica da segunda-feira

A invasão dos bárbaros
Cícero Belmar*

Mesmo que nenhuma violência aconteça nas manifestações previstas para amanhã, os organizadores dos atos bolsonaristas vêm mostrando que suas garras venenosas estão afiadas. E provam que sabem chafurdar com as emoções dos brasileiros, usando a arma que manejam bem: o medo.

Há um mês essa direitona inconsequente vem deixando o Brasil em alerta geral, desde que militantes anunciaram a ida a Brasília. Numa estratégia tóxica, disseram que não desejam ficar apenas balançando bandeirinhas. A tática é eles mesmos marcharem sobre o STF e o Congresso Nacional.

Invadir e fechar as instituições é desconstruir uma democracia que foi erguida a custa de muita luta. Que resultou na elaboração da Constituição de 1988. Essa estratégia de bárbaros é o golpe fatal para impor a ditadura que interessa a poucos e divide a Nação.

A marca dolorosa das ditaduras está encravada na alma de muitos que tiverem familiares e amigos mortos ou torturados; e a liberdade cerceada. Sabedores de que a esquerda é sequelada, a direita faz terrorismo com a  dificuldade que as pessoas têm de lidar com as memórias traumáticas.

Mas essas manifestações de amanhã têm tudo para serem um blefe: com a coragem dos olavos de carvalhos, esses manifestantes querem causar pânico e intimidar. Todas as vezes que a esquerda depara com ameaças malucas como essas, fica constrangida por forte carga emocional.

Setembro está só começando e essas manifestações nos dão uma amostra grátis do acirramento da campanha eleitoral para presidente. Como a maioria dos brasileiros fizeram esses dias, eu falava sobre esse tema com minha amiga, a atriz de teatro Hilda Torre. Ela me disse:

“O ano que vem será tenso por causa das eleições. Provavelmente, um período sem afetos e sem respeitos. Ao mesmo tempo, a pandemia ainda estará presente. De que forma podemos neutralizar a carga de negatividade? O campo energético que ressoa coletivamente precisará de autocuidado e autoamor para, assim, também reverberar no coletivo”.

Outra pessoa com quem conversei foi o poeta, um dos maiores de Pernambuco, Raimundo de Moraes, irmão por escolha. Ele é um estudioso do tarô. O que as cartas nos antecipam para o próximo ano?

“Pela soma dos números que compõem o ano, 2022 é simbolizado pela lâmina seis, Os Enamorados, que remete a uma encruzilhada no momento de uma decisão que atingirá nossa vida e a das pessoas ao nosso redor. Desta forma, essa lâmina do tarô adverte sobre os perigos da indecisão e da inércia. Mas também é um ano cheio do número dois, que simboliza a carta da Sacerdotisa, favorecendo o estudo, o plano mental, a revelação das coisas ocultas”. E finaliza Raimundo: “Como qualquer lâmina do tarô, essa tem o seu lado sombra. O dela é a mentira, o fanatismo, as dissimulações, e ações que podem ocasionar momentos de hostilidade”.

As ameaças de invasão, que foram feitas, são tão importantes quanto as invasões concretizadas. Já alcançaram os objetivos na medida em que o terrorismo causa desgaste emocional, com suas pautas golpistas. A direita quer exaurir a esquerda, quebrar as forças antes da luta final.

Sabemos como foi 2018, quando a campanha presidencial transcorreu num clima especialmente tenso, debate polarizado, muito medo e ansiedade. O próximo ano pode ser pior, com o fascismo escancarado.

Por enquanto, essas manifestações são apenas ameaças. Mas, é preciso encará-las como se o pior realmente estivesse a caminho. Fica a dica: as autoridades têm que agir agora em nome do equilíbrio e pautar as manifestações de acordo com a lei. Ou a paz nas eleições de 2022 será uma ficção. E a violência, uma consequência inevitável.

*Cícero Belmar  é escritor e jornalista. Autor de contos, romances, biografias, peças de teatro e livros para crianças e jovens. Membro da Academia Pernambucana de Letras. 


 Veja: Semear o caos pra quê? https://youtu.be/yLfPBPiRBik 

Nenhum comentário: