30 setembro 2021

Vacina chinesa

“São chinesas 78% das vacinas aplicadas no Brasil”, afirma a consul-geral da China em Recife

Em entrevista concedida a Pedro Oliveira*, a consulesa-geral da China no Recife, Yan Yuqing, destaca a visão de cooperação ganha-ganha adotada pelo governo chinês o que significa o apoio ao desenvolvimento de toda a humanidade no espírito de fortalecimento da democracia e da prosperidade nos diversos países
Hora do Povo

 

Entre as questões levantadas na entrevista, a da cooperação no terreno espacial, que já resultou no lançamento de quatro satélites sino-brasileiros e nas tratativas para o desenvolvimento de processos capazes de tornar as cidades mais verdes e mais inseridas no fortalecimento de sua ecologia.

O Consulado-Geral da China em Recife, capital de Pernambuco, tem a jurisdição sobre oito Estados nordestinos do Brasil, nomeadamente Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe

- Com a amplitude da jurisdição de seu consulado, a questão é saber se com a fundação do Consórcio do Nordeste os objetivos de seu trabalho continuam válidos?

Yan Yuqing: A função do consulado sempre foi aprofundar o intercâmbio e a cooperação entre a China e os Estados do distrito consular nos campos da política, economia e comércio, cultura, educação, promover o intercâmbio de pessoal entre a China e o Brasil, melhorar o entendimento mútuo e a amizade entre os dois povos, e proteger os cidadãos chineses de acordo com a lei. Esta função não será alterada com a fundação do Consórcio do Nordeste, mas a criação do Consórcio do Nordeste ajudará o Consulado Geral a promover melhor a cooperação do Nordeste do Brasil com a China.

- De que forma o consulado do Recife – inaugurado em fevereiro de 2016 – tem contribuído para as relações entre a China e Brasil no terreno da ccoperação espacial?

Yan Yuqing: A cooperação espacial é um projeto de cooperação entre os dois governos. A Embaixada da China terá um papel maior na cooperação. O consulado-geral terá um papel de apoio.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil em 1974, os dois países têm alcançado uma cooperação frutífera em vários campos, entre os quais a cooperação espacial tem alcançado grandes conquistas. Em particular, foi decidido em 1988 desenvolver em conjunto o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, um projeto de alta tecnologia, que continuou a avançar por mais de 30 anos e lançou com sucesso 4 Satélites de Recursos Terrestres Sino-Brasileiros.

- Várias cidades e regiões do Nordeste participam do projeto de cidades irmãs e de regiões irmãs com cidades chinesas, como é o caso das relações entre o Estado de Pernambuco e a região provincial de Sechuan na China. Existem outros projetos de cidades irmãs entre a China e o Nordeste do Brasil?

Yan Yuqing: Além de Pernambuco e Sichuan, ainda temos Fujian e Ceará, Recife e Guangzhou, Recife e Chengdu, Fortaleza e Fuzhou, São Luís e Wuhan. 

No momento, estámos promovendo o estabelecimento de relações irmãs entre Paraíba e Liaoning, Rio Grande do Norte e Guangdong, Maranhão e Tianjin, Fortaleza e Xiamen, Marechal Deodoro e Nantong.

- Como estão e quais as perspectivas no âmbito das relações comerciais entre a China e o Brasil?

Yan Yuqing: Paz e harmonia são os conceitos que a nação chinesa perseguiu e transmitiu por mais de 5.000 anos. A China sempre mantém a bandeira da paz, desenvolvimento, cooperação com o espírito de ganha-ganha, segue uma política externa independente de paz, segue o caminho do desenvolvimento pacífico, promove a construção de um novo tipo de relações internacionais, promove a construção de um Comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Esta posição da China é consistente e clara e não mudará devido a mudanças nos EUA ou no Brasil.

Notei a mudança no Itamaraty, com a posse do novo Chanceler Sr. Carlos Alberto Franco França. O chanceler Franco França afirmou em diversas ocasiões que as relações com a China são a prioridade da diplomacia brasileira e as relações entre os dois países são extensas, mutuamente benéficas e estratégicas. Isso coincide com a posição da China. A China está disposta a trabalhar em estreita colaboração com o Brasil em vários campos para promover o desenvolvimento sustentado e aprofundado das relações bilaterais.

- Como se comportou a China com a relação ao Brasil no enfrentamento da pandemia do coronavírus?

Yan Yuqing: A China forneceu ao Brasil um total de cerca de 60 milhões de reais em assistência material e ajudou o Brasil a comprar 1.200 toneladas de materiais anti-epidêmicos da China. A China é o primeiro país a desenvolver cooperação em vacinas com o Brasil e a fornecer vacinas ao Brasil. As vacinas e insumos fornecidos pela China respondem por 78% do total de vacinas recebidas atualmente pelo Brasil, que têm desempenhado um papel importante no combate à epidemia no Brasil.

No momento, a SinoVac, a Sinopharm e a Clover Biopharma estão fazendo a terceira fase de pesquisa de vacinas no Brasil.

As vacinas de Coronavac foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, e não conseguimos saber a quantidade ou porcentagem que os estados do Nordeste receberam.

- A China tem falado muito em colocar o desenvolvimento como instrumento de redução de conflitos no Planeta. Como vê essa questão?

Yan Yuqing: Quem conhece a história da da iniciativa “Reforma e Abertura” da China deve ter ouvido o famoso ditado “Desenvolvimento é princípio absoluto “. Isso foi proposto pela primeira vez por Deng Xiaoping, o arquiteto-chefe da reforma e abertura da China em 1992.

O Secretário-Geral Xi Jinping enfatizou que, Desenvolvimento é socialismo, e o desenvolvimento deve estar comprometido com a prosperidade comum”. Nosso sucesso em vencer a batalha contra a pobreza é a prática bem-sucedida desse conceito.

O conceito de desenvolvimento não é apenas implementado com sucesso na construção econômica e social da China, mas também incorporado na diplomacia chinesa. Por exemplo, a China sempre seguiu a política de desenvolvimento pacífico, defendeu a igualdade entre países grandes e pequenos e promoveu os valores comuns de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade para toda a humanidade. A iniciativa “One Belt, One Road” [“Cinturão e Rota”] lançada pela China também está impulsionando o desenvolvimento comum dos países subdesenvolvidos no mundo e beneficiando toda a humanidade.

No combate contra a pandemia de Covid-19 que está devastando o mundo, a China sempre defendeu ativamente a distribuição justa e razoável de vacinas para beneficiar o mundo, especialmente os países em desenvolvimento, e assumiu a liderança dando o exemplo.

No processo de implementação das políticas acima mencionadas, o Brasil também é uma das considerações e implementações prioritárias da diplomacia chinesa.

- E no terreno da proteção ao meio-ambiente?

Yan Yuqing: Também observei no trabalho com os políticos e empresários do Nordeste do Brasil que eles estão prestando cada vez mais atenção ao desenvolvimento sustentável e coordenado. Sob esse consenso, buscaremos em conjunto áreas de vantagens complementares, explorar o potencial de cooperação mutuamente benéfica, e promover o desenvolvimento de novas infraestruturas e novas energias. Nova agricultura, proteção ecoambiental e outros campos de compartilhamento de experiências, cooperação ganha-ganha e, em conjunto, construir cidades verdes, cidades inteligentes, cidades seguras e cidades ecológicas, buscando a prosperidade comum e beneficiando as pessoas de ambos os lados.

*Jornalista e pesquisador em Relações Internacionais

.                             

Veja: Mais do que nunca vale o diálogo sem preconceitos https://bit.ly/3kbDHqq

Nenhum comentário: