19 setembro 2022

Palavra de poeta: Chico de Assis

DESASSOSSEGO 

Chico de Assis*
 
Eu componho um poema
que fala do amor e da guerra
e que erra nas cercanias
de um verso duro
 
como o solo caustico
da massa sem refúgio
em marcha tresloucada
de deslizes à procura
 
de raízes profundas
que se finquem no chão
movediço da desesperança.
 
Eu componho um poema
que fala da tristeza
de ser sem pertencer
a nada
 
de amar sem ser amado
em tudo e que se esmaga no muro
que separa raças
discrimina sexos
impede abraços
denigre idades
transforma tudo
em dor q resseca
ao clarào q um dia
se chamou humanidade.
 
Eu trabalho meu poema
sem pena do que ficou
lá atrás
sem medo do q virá
lá em frente
sem crença no que está
cá presente.
 
Eu extraio meu poema
da força em aclive
que nos fortes sobrevive.
 
[Ilustração: Van Gogh]
 
*Advogado, poeta
Palavra de poeta: Mia Couto, "A demora" https://bit.ly/3xAlaeH

Nenhum comentário: