20 junho 2023

Enio Lins: história

19 de junho: em 1269, os judeus na França são obrigados a usar distintivo

Enio Lins www.eniolins.com.br 


19 de junho de 1269 – Rei da França, Luís IX impõe multa equivalente a dez quilos de prata para judeus flagrados em público sem o distintivo de raça. Olhaí a velha elite francesa se antecipando aos nazistas...

Esse distintivo identificador de hebreus era chamado de “ruelle ou roue” e consistia num anel branco ou amarelo, e mulheres judias casadas precisavam usar duas faixas azuis em seus adornos de cabeça (véus, capuzes ou lenços).

Tudo indica, entretanto, que a prática de “marcar” pessoas de outras crenças e etnias com ênfase para judeus e cristãos, simultaneamente, teria sido iniciada na Arábia, no século VIII (anos 700) pelo califa Omar II, para distinguir crentes não-muçulmanos. Quem seguisse o judaísmo ou o cristianismo teria de usar o distintivo de uma estrela amarela.

Luís IX, defensor ferrenho do cristianismo, viveu entre 1214 e 1270, reinando a partir de 1226 até sua morte. Diz a Wikipédia que “suas ações foram inspiradas nos valores cristãos, sendo ele um homem extremamente devoto da fé católica, punindo a blasfêmia, jogos de azar, empréstimos de interesse e prostituição, comprando relíquias de Cristo (...) e tentando converter os judeus franceses”. A enciclopédia virtual lembra que foi canonizado como São Luís. Podemos acrescentar que inspirou o nome da capital do Maranhão.

Onde cabe quase tudo - sem preconceito nem sectarismo https://tinyurl.com/3y677r7f

Nenhum comentário: