Bolsonaro no seu devido lugar
Luciano Siqueira
Começa nesta semana o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral. Alentado processo acusatório do qual, segundo a maioria dos analistas, tudo indica que não escapará.
Há dois aspectos a considerar: o jurídico e o político.
Pode ser que juridicamente não haja outra alternativa senão tornar o capitão inelegível, tamanho o volume de diatribes que cometeu.
A se confirmar o veredito, o desdobramento político certamente comportará, da parte do ex-presidente, conduta semelhante a de Donald Trump, que tem como referência. Fará o papel de vítima e jurará inocência por todos os deuses, por mais evidentes e concretas que sejam as provas.
Será o momento de verificar a expectativa de alguns próceres da ultra direita de que Bolsonaro será mais útil na condição de vítima e cabo eleitoral do que disputando novamente a presidência da República.
Nesse caso, a ampla frente democrática e progressista que governa sob a liderança de Lula deve dar o valor que essa matéria de fato tem: de alguma relevância, porém posta a segundo plano na agenda de reconstrução do país.
Trocar ministros para ampliar a base parlamentar do governo é natural e necessário https://tinyurl.com/5edp4vex
Nenhum comentário:
Postar um comentário