14 outubro 2023

Belas imagens do eclipse na Folha de S. Paulo

Veja fotos do eclipse solar anular deste sábado
Fenômeno pôde ser observado em várias cidades do país
Folha de S. Paulo

eclipse deste sábado (14) pôde ser observado com maior ou menor cobertura do disco solar em diferentes partes do mundo.

No Brasil, moradores de cidades no Norte e Nordeste puderam apreciar o espetáculo em sua totalidade, enquanto em municípios como São Paulo o tempo encoberto impediu a observação e gerou memes.


No eclipse solar, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, encobrindo o disco solar. Isso pode ocorrer de quatro formas: total, anular, parcial e híbrido.

No eclipse total, o tamanho aparente da Lua é equivalente ao do Sol, que fica completamente encoberto.

No anular, como o evento deste sábado, o tamanho aparente é um pouco menor, deixando visível um círculo de luz solar ao redor da sombra da Lua, o "anel de fogo".

Nos Estados UnidosMéxico e Panamá, foi possível observar o círculo de luz em várias cidades. No Brasil, o anel pôde ser observado perfeitamente em locais como João Pessoa.

O eclipse solar parcial, por sua vez, ocorre quando a Lua cobre apenas parte do disco solar, como ocorreu neste sábado em Brasília e Belo Horizonte.

No estado de São Paulo, foi possível admirar o Sol parcialmente coberto em municípios como Socorro, a 135 km da capital, e em Campinas.

Por fim, no eclipse do tipo híbrido, há a transição entre o anular e o total. Em alguns lugares a Lua cobre completamente o Sol, enquanto em outros é possível observar a borda de luz.

Antes deste sábado, a última vez que os brasileiros puderam apreciar um eclipse solar anular foi há quase 29 anos, em 3 de novembro de 1994.

Universo que nos instiga https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: