72% apoiam o fim da escala 6×1, mostra pesquisa Quaest
Levantamento sobre bandeiras do governo Lula ainda mostra que 81% são a favor de ônibus gratuitos e 55% da taxação BBB (bets, bancos e bilionários)
Murilo da Silva/Vermelho
Divulgada na sexta-feira (19), pesquisa Quaest encomendada pela Genial Investimentos aponta que 72% dos entrevistados apoiam o fim da escala 6×1, uma das principais bandeiras que o presidente Lula defenderá em 2026.
Quanto à gratuidade no transporte público por ônibus, o percentual é ainda maior: 81% apoiam a tarifa zero no Brasil. A medida é debatida dentro do governo. O Ministério da Fazenda e a Secretaria-Geral da Presidência estudam o tema e seus impactos. Apesar de ainda não ter uma sinalização mais forte, o tema também poderá fazer parte da agenda do presidente Lula no próximo ano, em que é pré-candidato à reeleição.
Com menos apelo, mas ainda com apoio da maioria da população, está a tributação de bets, bancos e bilionários, a chamada taxação BBB. Esta é vista como positiva para 55%. O percentual não é maior pelo terror que a grande mídia e a extrema direita lançam sobre a população ao dizerem que maiores cobranças irão afastar empresas e os super-ricos do país. Trata-se de uma imensa falácia, uma vez que, em diversos outros países apontados como possíveis “locais de fuga”, esses empresários pagariam impostos maiores do que recolhem no Brasil.
Nesta semana, o Congresso Nacional deu aval para que a taxação BBB avançasse com a aprovação de um projeto de lei que sobe os percentuais de tributação. A medida, que traz mais justiça tributária para o país, agora vai à sanção do presidente.
O levantamento, sobre temas que fazem parte da agenda do governo Lula, ouviu 2.004 pessoas entre 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Confira os números completos da pesquisa Quaest:
- Sobre ser a favor ou contra o fim da escala 6×1, 72% dos entrevistados dizem ser a favor; 24% contra; e 4% não souberam ou não responderam;
- No caso de passagens de ônibus gratuitas nas cidades, 81% são a favor do passe livre; 17% são contra; e 2% não souberam ou não responderam;
- Por fim, no caso de taxação de bets, bancos e bilionários, a taxação BBB, 55% aprovam; 34% demonstram contrariedade; e 11% não souberam ou não responderam.
[Qual a sua opinião?]
Pobreza
e desigualdade caem ao menor nível em três décadas https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/11/boa-noticia_25.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário