China divulga plano de ação para desenvolvimento da infraestrutura de poder de computação
Diário do Povo online
As autoridades chinesas divulgaram um plano de ação para o desenvolvimento de alta qualidade da infraestrutura de poder de computação, em meio ao esforço do país para promover sua economia digital.
A China planeja atingir um poder de computação total de mais de 300 EFLOPS até 2025, de acordo com o plano emitido por seis autoridades, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização (MII), Ministério da Educação e o Banco Popular da China.
EFLOPS é uma unidade para medir a velocidade de um computador. Um sistema de computação de 1 EFLOPS pode completar 1 quintilhão de operações de ponto flutuante por segundo. Em agosto, o MII afirmou que o poder de computação da China atingiu 197 EFLOPS, ocupando o segundo lugar no mundo.
Conforme o plano, a capacidade de armazenamento de dados do país deverá ultrapassar 1.800 exabytes até 2025.
A infraestrutura de poder de computação é um recurso fundamental para o desenvolvimento da economia digital. Entre uma série de medidas para impulsionar a infraestrutura de poder de computação na China, há um megaprojeto envolvendo o estabelecimento de oito centros de computação e dez clusters de centros de dados nacionais.
A História ensina https://bit.ly/3Ye45TD
Nenhum comentário:
Postar um comentário