29 dezembro 2023

Pedro Caldas opina

Consórcio grande mídia e bolsonarismo a todo vapor
Pedro Caldas*

Quando o interesse econômico está acima do valor da informação, tudo é possível na comunicação. 

O uso do termo “valor” aqui não é à toa, além de referência ao sentido econômico da frase esse breve texto acontece a partir de uma matéria publicada no “Valor”, originalmente revista e hoje portal do Grupo Globo que carrega como manchete: “Natal tem pior venda em três anos, aponta Serasa”.

Um dado alarmante e que causa estranheza de quem acompanha o noticiário econômico. Como pode o pior Natal considerando anos de pandemia, arrocho salarial e desemprego, justamente no momento em que se ampliam políticas sociais, oferta de empregos, programa de renegociação de dívidas e valorização do salário-mínimo?

Exatamente, não pode. O dado do Serasa desconsidera compras feitas no pix e cartões de crédito ou débito. Ou seja, desconsidera os métodos mais comuns de compra e avalia apenas o uso de dinheiro em espécie ou cheque (surreal, concordo), e essa informação, que invalida a manchete está no corpo da própria matéria.

No fim das contas é uma desinformação.

É fato que no Brasil o acesso à internet é precário e o círculo de pessoas que assinam jornais e revistas é mais restrito ainda, mas o compartilhamento de manchetes como verdade absoluta é uma prática comum, principalmente no WhatsApp, onde se encaminham “notícias” pouco lidas mas com manchetes alarmantes.

Então seja como clickbait (armadilha de cliques em inglês, quando um veículo cria títulos alarmantes ou incompletos para ter acesso e ganhar com a publicidade) ou com intenção direta de atingir o Governo Lula, esse é um dos tantos exemplos da mídia tradicional dando munição para as redes de ódio do Bolsonarismo.  

E aí não adianta ter agência de “checagem de notícias” ou colocar propaganda explicando o que é “fato” e o que é “fake” na TV se o seu veículo desinforma na intenção de atingir o governo ou lucrar com as redes de ódio. No fim é um consórcio onde os interesses econômicos estão muito acima da importante tarefa de informar. Uma pena...

*Videomaker, membro da direção municipal do PCdoB no Recife

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