13 julho 2025

Urariano Mota opina

Uma nova espécie de patriota
O novo significado para a palavra traidor é ser bolsonarista, ou de modo mais preciso, ser um patriota entre aspas: “patriota”.
Urariano Mota/Vermelho 

Há que ser procurada uma nova definição para a palavra traidor. No Dicionário Aulete, encontramos:

1. Aquele que comete traição [+ a, de traidor à /da pátria.]

2. Que comete traição [Nas acp. 1 e 2, sin.: desleal, infiel, pérfido; ant.: fiel, leal.]

3. Que é perigoso mas não o aparenta; ENGANADOR”

No Dicionário Houaiss, temos:

1 que compromete; comprometedor ‹apesar do disfarce, foi denunciado pela voz t.› 

2 perigoso sem o parecer 

3 que ou aquele que atraiçoa; traiçoeiro”

O terrível é que essas definições não encontram abrigo no Brasil de hoje, depois da adesão da direita à insultuosa carta de Trump para o nosso presidente Lula. Em lugar da palavra cuja personificação era o Cabo Anselmo, aquele que entregou Soledad Barrett, companheira grávida para a morte, tal infâmia recebeu novo significado político.

Se não, olhem os fatos, ou vísceras de animal expostas nesta semana:

Em documento, as centrais sindicais denunciaram que, além de lembrar a atuação americana na ditadura militar no Brasil, a medida trumpista seria uma “reação hostil” às decisões dos ministros do STF:

“Trata-se, ainda, de um conluio com o bolsonarismo, que insiste em alimentar polarizações e estimular grupos de extrema-direita a traírem os interesses nacionais”.

Mais, dos fatos: nas primeiras reações do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, quando Trump publicou um texto em defesa de Bolsonaro, Tarcísio rapidamente reverberou a mensagem, tratando a iniciativa como uma vitória do bolsonarismo e atacando a legitimidade do STF para julgar o processo criminal contra o inelegível. Em vídeo postado em seu próprio perfil, Tarcísio aparece colocando um boné vermelho com o slogan trumpista “Make America Great Again” (faça a América grande novamente) e diz, sorrindo, “grande dia”.

O deputado Lindbergh Farias denunciou que a medida arbitrária de Trump é consequência direta da atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e das forças de extrema-direita brasileiras, que agem nos EUA de forma antinacional para tentar pressionar o Supremo Tribunal Federal a livrar a pele do ex-presidente Jair Bolsonaro, em julgamento por articular um golpe de Estado entre 2022 e 8 de janeiro de 2023.  

Em resumo. O novo significado para a palavra traidor é ser bolsonarista, ou de modo mais preciso, ser um patriota entre aspas: “patriota”. Sua mais recente definição é, por acréscimo: aquele que defende a terra dos outros em prejuízo da própria, nativa e desprezada pátria.

Para o caso dessa nova espécie, transformo em paródia um lindo poema de Frei Caneca. Que o histórico e verdadeiro patriota, herói do Brasil, me perdoe esta adulteração:

“Entre Senhor Trump e a pátria
Coloquei meu coração:
O Trump roubou-me todo;
A Pátria que chore em vão”.

[Se comentar, identifique-se]

Lula reage a tarifaço de Trump https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/07/lula-reage-tarifaco-de-trump.html

Nenhum comentário: