Saiba como resolver principais erros
para ganhar o auxílio emergencial de R$ 600
Beneficiário pode agora contestar o resultado do benefício
pelo aplicativo
Problemas
no benefício | Como corrigir e evitar
1- No aplicativo Auxílio Emergencial (ou site
auxilio.caixa.gov.br)
Principais
problemas
·
CPF do familiar que não bate
·
Gênero não localizado
·
É chefe de família, mas não informa o CPF de filhos e
companheiro
O que
fazer
Para quem teve o retorno da análise como “dados inconclusivos”, será permitido ao cidadão realizar nova solicitação corrigindo os dados apontados
Para quem teve o retorno da análise como “dados inconclusivos”, será permitido ao cidadão realizar nova solicitação corrigindo os dados apontados
Os
motivos da inconclusão podem ser:
·
marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro;
·
falta de inserção da informação de sexo;
·
inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF
e data de nascimento;
·
divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
·
inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito
Se
o resultado for “benefício não aprovado”, o cidadão poderá contestar o motivo
da não aprovação ou realizar nova solicitação.
Passo a
passo da contestação
-No
site auxílio.caixa.gov.br, clique em “Acompanhe sua solicitação”
-Informe
CPF
-Marque
a opção “não sou um robô” e clique em continuar
-Será
enviado um código via SMS para o celular cadastrado do beneficiário
-Informe
o código recebido
-Aparecerá
a mensagem “Auxílio emergencial não aprovado”, além do motivo da não aprovação
-Abaixo,
serão disponibilizados dois links
-No
primeiro, é possível clicar em “Realizar nova solicitação”, caso o cidadão
informou algum dado errado
-No
segundo, está a opção “Contestar essa informação”
Para
os casos de cidadãos inscritos no CadÚnico que tiverem sido reprovados após
análise pela Dataprev, estes podem solicitar nova avaliação através do
cadastramento no aplicativo ou site auxilio.caixa.gov.br.
A
Caixa disponibiliza um tutorial que ensina como fazer o cadastro:
https://youtu.be/LTppP_XB8hM
2- No aplicativo Caixa Tem
Principais
problemas
a. O
código de acesso para saque foi gerado, mas expirou antes da conclusão do saque
O que fazer: o código para saque (token) pode ser gerado no Caixa Tem quantas vezes for necessário
O que fazer: o código para saque (token) pode ser gerado no Caixa Tem quantas vezes for necessário
b. O
beneficiário com valor aprovado não consegue gerar o código no Caixa Tem
O que fazer: é preciso o código para realizar o saque; para acessar a funcionalidade do saque sem cartão, é necessário utilizar a nova versão do aplicativo Caixa Tem, disponível para download desde segunda-feira (27). Quem tem a versão anterior precisa fazer uma atualização por meio da sua loja de apps.
O que fazer: é preciso o código para realizar o saque; para acessar a funcionalidade do saque sem cartão, é necessário utilizar a nova versão do aplicativo Caixa Tem, disponível para download desde segunda-feira (27). Quem tem a versão anterior precisa fazer uma atualização por meio da sua loja de apps.
Atenção:
o Caixa Tem está disponível exclusivamente para clientes da Poupança Social
Digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na
Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app para receber o
auxílio
c. O beneficiário não consegue entrar no Caixa Tem; o acesso fica indisponível
O que fazer: também é preciso fazer o download ou atualização do aplicativo Caixa Tem. Lembrando que vale apenas para beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital.
c. O beneficiário não consegue entrar no Caixa Tem; o acesso fica indisponível
O que fazer: também é preciso fazer o download ou atualização do aplicativo Caixa Tem. Lembrando que vale apenas para beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital.
Caso
o cliente não consiga emitir o código para saque (token) através do app Caixa
Tem, poderá se dirigir a uma agência do banco para a geração do código por
empregado Caixa.
d. O beneficiário não sabe configurar o celular para entrar no Caixa Tem, gerar código etc.
O que fazer: a Caixa disponibiliza links com vídeos explicativos
d. O beneficiário não sabe configurar o celular para entrar no Caixa Tem, gerar código etc.
O que fazer: a Caixa disponibiliza links com vídeos explicativos
·
Como utilizar os aplicativos Caixa Auxílio Emergencial e Caixa
Tem: https://www.youtube.com/watch?v=8xB9-yUyrk8
·
Tutorial completo em pdf e vídeo de como utilizar o Caixa Tem
para saque em espécie:
o https://youtu.be/pE2C7-y5kRY
e. O
aplicativo Auxílio Emergencial diz que o benefício está aprovado, mas o Caixa
Tem diz que não há conta digital e manda voltar ao aplicativo Auxílio
Emergencial que, por sua vez, confirma que o benefício está liberado
O que fazer: não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que recebem pelo Caixa Tem. O app está disponível exclusivamente para clientes que recebem o crédito pela Poupança Social Digital. Pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app para receber o auxílio, uma vez que o crédito será feito nestas contas. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e da mesma forma que o benefício regular
O que fazer: não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que recebem pelo Caixa Tem. O app está disponível exclusivamente para clientes que recebem o crédito pela Poupança Social Digital. Pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app para receber o auxílio, uma vez que o crédito será feito nestas contas. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e da mesma forma que o benefício regular
3- CadÚnico
Problema
Está inscrito no CadÚnico, mas não teve o benefício aprovado automaticamente
Está inscrito no CadÚnico, mas não teve o benefício aprovado automaticamente
O que
fazer
·
Os inscritos no CadÚnico até 20 de março também têm os critérios
de elegibilidade verificados pela Dataprev.
·
A consulta do resultado da análise pode ser feita no aplicativo
Auxílio Emergencial, no site auxilio.caixa.gov.br ou na central 111.
·
Se o cidadão inscrito no Cadastro Único tiver sido reprovado
pela Dataprev, poderá solicitar nova avaliação através do cadastramento no
aplicativo ou site
4- Nos telefones
Problema
Para todos os casos de problemas relatados por usuários, o reclamante não consegue falar no 111 ou nos telefones de suporte da Caixa porque os atendentes estão ocupados
Para todos os casos de problemas relatados por usuários, o reclamante não consegue falar no 111 ou nos telefones de suporte da Caixa porque os atendentes estão ocupados
O que
fazer
·
A Caixa diz que, devido ao alto volume de chamadas, a operadora
de telefonia vem realizando incremento em sua infraestrutura
·
Banco diz que já registrou um aumento na capacidade de
atendimentos simultâneos em 60%, atingindo picos de 13 mil atendimentos por
minuto e 8 milhões de chamadas em um só dia
Fonte: Caixa Econômica Federal, em matéria
na Folha de S. Paulo
Saiba
mais https://bit.ly/2ySRLkm
Leia
mais https://bit.ly/2Jl5xwF
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