22 outubro 2020

Uma crônica de fim de noite

Por que não de portas abertas no Instagram?

Luciano Siqueira

 

Estou em praticamente todas as redes ditas sociais — Facebook, Twitter e Instagram —, mantenho um blog pessoal (lucianosiqueira.blogspot.com) desde de 2006 e, pelo menos uma vez por semana, faço um comentário em meu canal no YouTube ‘Luciano Siqueira opina’.

— Muito bem, você é um exemplo de militante sintonizado com as novas mídias!, elogia o amigo Epaminondas.

— Nem tanto, corrijo.

É que uso essas ferramentas, mas não as domino tecnicamente. Sequer sigo a orientação dos entendidos sobre a melhor maneira de usá-las. E assim conquistar mais seguidores.

Simplesmente eu as uso. Expresso opiniões sobre questões candentes na forma de artigos ou comentários curtos, compartilho notícias, fotos, vídeos, charges e telas de pintores alguns famosos, outros nem tanto.

Também divulgo poemas e crônicas, estas da minha lavra ou de gente como Rubem Braga e outros.

A crônica é um gênero literário que me agrada muito. Divulgar minhas próprias crônicas, invariavelmente escritas “na perna”, me diverte bastante.

Assim, posso dizer que uso essas mídias como uma boa conversa entre amigos. Sem arrefecer a postura militante. A guerra segue em todas as trincheiras.

Isto posto, tem umas coisas que ainda estranho.

Muita gente me segue no Instagram e quando percebo tento retribuir seguindo também quem me prestigia com a sua atenção. Mas frequentemente me deparo com contas “fechadas“, tenho que pedir permissão para seguir quem me segue.

Não peço, desisto.

Eu pensava que quem está na rede é peixe, entrou ali porque quer seguir e ser seguido. Deseja a troca, o diálogo. Ou não?

Teoria da conspiração a parte, eu me sinto espionado quando alguém me segue e não abre as portas para que eu também lhe siga…

No Twitter a minha estranheza acontece com a linguagem cifrada que muita gente usa, predominantemente jovens e alguns pretensos humoristas. São dialetos que não traduzo.

E no Facebook tenho a impressão nítida de que sirvo involuntariamente de apoio a terapia de alguns. Tem gente que até conheço pessoalmente, que invariavelmente diz um desaforo, a título de comentário, sobre o que eu postei.

— Quem é você para elogiar o Papa Francisco?, perguntou um desses meus desafetos gratuitos a propósito de um comentário positivo que fiz sobre uma declaração antineoliberal do Pontífice.

A conclusão óbvia é que as redes digitais são apenas mais um canal por onde a verdade de cada um flui, inclusive a intolerância e o mau gosto.

Não me aborreço, até me divirto.

Pelo sim, pelo não minha participação nas redes sociais funcionam como hobby e me alivia da carga pesada de trabalho diário — com a ajuda inestimável de amigos e amigas realmente interessantes, atentos, solidários e bem humorados.

Veja: Razão e emoção na campanha eleitoral https://bit.ly/3d9XgLy

Nenhum comentário: