24 outubro 2020

Uma crônica de fim de noite

Apenas um sorriso cúmplice

Luciano Siqueira

 

Era uma comissão de moradores de um bairro dos mais problemáticos da cidade – pela teia de contradições sociais, mescla de áreas de ocupação e áreas estabilizadas e divisões no próprio movimento comunitário.

Mais: foram ao meu gabinete, porém o alvo de suas reivindicações era a Compesa, empresa estadual. No máximo eu poderia servir de intermediário para uma audiência com a direção da empresa.

Mas o grupo – 12 entre homens e mulheres e um adolescente imberbe – parecia não se convencer disso. Queria porque queria que eu lhes apresentasse uma solução.

Estimulei que falassem, destilassem sua justa porém mal endereçada ira. Anotei cada ponto que me parecia merecer considerações. Afinal, eles conversavam antes de tudo com um militante, um companheiro de luta, temporariamente vice-prefeito.

Falaram todos, menos ela – uma jovem de talvez vinte anos, belos traços fisionômicos, rosto magro, olhos castanhos vivos, gestos discretos.

Ouvia com atenção, tomava notas e me olhava de soslaio, compenetrada.

Ponto a ponto conseguimos construir um consenso – das causas estruturais, que remontam à luta pela conquista do poder central do País e pela transformação da sociedade, até o que me pareciam soluções ao alcance da Compesa.

Daí em diante, mediante telefonema meu, o presidente da empresa se dispunha a recebe-los. Marcaria data.

Um deles, um dos mais jovens e mais exaltados, ensaiou algo como “só sairemos daqui com essa data definida”, porém os demais o contiveram, em nome do bom senso.

Ao final, ao fazer uma síntese de nossa reunião, o mais didática que me parecia possível, arranquei aplausos do grupo, seguidos de abraços e palavras (desnecessárias) de gratidão.

Dela captei, à distância, apenas um leve sorriso tímido, de quem parecia ter compreendido tudo e aprovara o caminho percorrido até o consenso.

Ao saírem, busquei o seu nome e telefone na lista de presença. Quem sabe ali não estaria uma nova militante de boa estirpe? Mas para minha frustração, ela não havia preenchido o espaço para nome e telefone.

Perdi o contato com o grupo, que não mais me procurou.

E da jovem de olhar atento e gestos contidos ficou aquele sorriso cúmplice.

Sinuoso é o processo de elevação da consciência cidadã https://bit.ly/2ZVr8pE  

Nenhum comentário: