13 maio 2020

Amigo é pra essas coisas


Recomeçando tudo outra vez
Luciano Siqueira


Tenho dito com frequência que uso praticamente todas as redes sociais disponíveis e o aplicativo WhatsApp com muito entusiasmo e consciência.
Mesmo sabendo que nenhuma delas dispensa a mão dupla. Ou seja: não se usa Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp tão somente para divulgar o que você pensa, o que faz, leu, viu ou ouviu. Usasse para conversar, interagir. Não são alto-falantes, são uma espécie de telefone.
— Mas isso dá um trabalho dos diabos, adverte meu amigo Epaminondas.
— E quem disse que viver não dá trabalho?, retruco.
Toma um certo tempo sim, sobretudo se você leva a sério o diálogo com as pessoas. Mas enriquece muito.
Ontem ouvi de um velho amigo uma citação de Roger Garaudy: “O inferno é a ausência do outro”.
Tudo a ver com o que estou dizendo aqui.
Ora, se para o bem ou para o mal estamos todos nessa imensa aldeia Terra, que então valorizemos o diálogo. Sem preconceito nem intolerância. Fraternalmente.
Agora, nesse tempo de quarentena, constrangido a trabalhar em casa, o trabalho intenso que se estende pela noite, tenho me atrasado em demasia em verificar e se necessário responder a mensagens no WhatsApp.
Preocupado com isso e sem querer aparentar desatenção, numa brecha do último domingo deti-me na organização das mensagens. E ao tentar apagar uma longa conversa já vencida, me distraí e apaguei todas as mensagens de todos os meus interlocutores de uma só vez!
Agora tenho o trabalho enviar mensagem de áudio a cada um me desculpando pelo ocorrido.
A resposta tem sido a melhor possível. Vejo-me cercado de gente boa, compreensiva e generosa.
Assim, em meio às muitas tarefas que me consomem os três expedientes, cuido de restabelecer o diálogo com todos.
Muito bem disse Gonzaguinha em uma de suas belas canções: “Começaria tudo outra vez/Se preciso fosse, meu amor”.
Pois cá estou recomeçando tudo porque é preciso. Com enorme prazer.

Fique sabendo https://bit.ly/2Yt4W6l

Nenhum comentário: