05 maio 2020

Como bem quem sabe


O prazer à mesa é relativo
Luciano Siqueira


Daqui a uns dias teremos completado dois meses de reclusão domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus.
Com uma surpresa: monotonia zero.
Pelo trabalho, que é intenso, e pelas múltiplas descobertas que Luci e eu vamos acumulando no dia a dia. Nunca havíamos permanecido juntos em nosso pequeno apartamento por tanto tempo!
O Partido se mexe de todas as maneiras, valendo-se da comunicação digital para contornar as duras regras do isolamento social. Boas reuniões, algumas ótimas – mas as videoconferências cansam um pouco, reconheço. Sobretudo quando não se pactuam regras claras: tempo de intervenção, modo de pedir a palavra pelo chat...
E tem os instantes de puro devaneio.
Como hoje, ao constatar pela enésima vez minha absoluta incapacidade na cozinha, pus-me a relembrar pratos “maravilhosos” em algumas circunstâncias.
Ainda estudante, muitas vezes almocei na inesquecível Vestal, ali na esquina da Rua do Hospício com a Imperatriz. A pedida era sempre a mesma: macarronada a cavalo!
Afeiçoei-me tanto àquele prato feito simples – sobre o macarrão, uma rodela de tomate, um pedacinho de pimentão verde e um ovo frito ao gosto do freguês – que cheguei a pedir a minha mãe Oneide que o reproduzisse em casa.
- Meu filho, coma uma coisinha melhor!
Nos tempos duros da militância clandestina, almocei muitas vezes uma macarronada à bolonhesa numa lanchonete situada na Praça do Ferreira, em Fortaleza. Tão volumosa quanto precária, uma espécie de trégua para a fome que retornaria antes da tarde cair.
O dinheiro muito curto, viagens longas, quantas vezes o café da manhã o tomei em alguma barraca de mercado público!
Aí nem pestanejava: uma banana cozida, um copo duplo de leite pingado. Eu botava quase meio copo de açúcar, para aumentar a glicose, quem sabe.
O fato inquestionável que a vida ensina é este: o melhor cardápio depende da ocasião. Pois tudo é relativo – inclusive o prazer à mesa.
[Ilustração: Moise Kisling]

Fique sabendo https://bit.ly/2Yt4W6l

Nenhum comentário: