20 outubro 2022

Disputa acirrada

Quatro a sete pontos percentuais: veja as distâncias entre Lula e Bolsonaro nas pesquisas desta semana

Levantamentos de quatro institutos indicam oscilações favoráveis ao candidato à reeleição. Em duas pesquisas, há empate técnico no limite das margens de erro
Nicolas Iori, O Globo

 

As pesquisas de intenções de voto divulgadas nesta semana indicaram um cenário mais positivo para a campanha do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL. Levantamentos de IpecDatafolhaQuaest Ipespe registraram um quadro geral de estabilidade na disputa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas com oscilações favoráveis ao atual chefe do Executivo.

No cálculo dos votos totais, que considera todas as respostas nas pesquisas estimuladas, Lula segue numericamente à frente nos levantamentos dos quatro institutos, e também no do Ideia divulgado nesta quinta-feira. A distância do petista para o candidato do PL varia de quatro a sete pontos percentuais. Há uma semana, a vantagem mínima de Lula era de cinco pontos, e a máxima chegava a nove. Veja todos os números abaixo:

Na pesquisa do Ipec, instituto que sucedeu o extinto Ibope, Lula oscilou um ponto percentual para baixo em uma semana, enquanto Bolsonaro teve variação positiva na mesma medida. Essas flutuações tiveram forte influência do Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores. Ali, o candidato do PT passou de 48% para 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro foi de 44% para 46% em sete dias.

Os resultados divulgados na terça-feira pelo Ipespe mostraram variação negativa de Lula em um ponto percentual: foi de 50% para 49% em uma semana. Bolsonaro se manteve com a preferência de 43% dos eleitores. O instituto faz seus levantamentos a partir de ligações telefônicas. É um método diferente do adotado pelo Ipec, por exemplo, que entrevista os eleitores pessoalmente.

Na Quaest, a variação negativa do ex-presidente Lula foi de dois pontos percentuais. Bolsonaro oscilou um ponto para cima. O atual placar registrado pelo instituto, de 47% a 42% favorável ao petista, deve-se muito ao eleitorado do Nordeste, única região em que a pesquisa observou haver maioria que apoia Lula.

Para o Datafolha divulgado nesta quarta-feira, o quadro do momento tem Lula com 49% das intenções de voto, contra 45% de Bolsonaro. Trata-se de um pouco provável empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para cada candidato. O instituto captou diminuição de 13 pontos na distância entre os dois adversários entre os eleitores que recebem o Auxílio Brasil. Agora, Lula tem a preferência de 56% desse grupo, ante 40% de Bolsonaro.

Os resultados divulgados nesta quinta-feira pelo Ideia são de 50% das intenções de voto para o candidato do PT, e 46% para o atual presidente. De novo, há empate pela margem de erro, estimada em três pontos percentuais para mais ou menos.

Votos válidos e espontânea

Quando desconsiderados os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo (além dos indecisos), assim como faz a Justiça Eleitoral para anunciar os resultados oficiais, Lula vai a 54% no Ipec. Bolsonaro atinge 46%.

Por essa conta que simula votos válidos, o placar é de 53% a 47% pelo Ipespe, com o petista à frente. Esses percentuais são exatamente os mesmos aferidos pela Quaest em sua pesquisa. Já o Datafolha e o Ideia captaram placar de 52% a 48%, também com Lula numericamente acima do candidato do PL.

Os percentuais de votos totais e votos válidos reportados acima se referem aos resultados de pesquisas estimuladas, em que os entrevistadores apresentam os nomes dos candidatos para o eleitor escolher. Os números são diferentes dos captados na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado é obrigado a falar de cabeça, sem consultas, qual sua opção para a eleição do dia 30.

O Ipec registrou 48% para Lula e 42% para Bolsonaro na espontânea. O Ipespe, 46% para Lula e 42% para Bolsonaro. No Datafolha, foram 47% os que citaram o ex-presidente, e 44% os que se lembraram do candidato à reeleição. No Ideia, Lula teve 50% e Bolsonaro, 44%. A Quaest não divulgou resultados para a pesquisa espontânea.

A gente se encontra em várias trincheiras https://bit.ly/3vhYCww

Nenhum comentário: