24 julho 2020

Acesso ao conhecimento


Democracia Digital, Já!
Gabrielly da Silva Nonato  e José Luís Simões


Nos dias de hoje a democratização digital se torna mais do que necessária, na verdade, é um grande desafio para as políticas públicas e toda sociedade. Sem acesso à internet e, portanto, distante das aulas remotas, estudantes de famílias humildes estão ficando para trás, não absorvem conteúdos científicos, e isto amplia a desigualdade de oportunidades e o fosso social entre ricos e pobres no Brasil.

Essa parcela expressiva da população excluída do universo digital (cerca de 30% da população), em geral, pessoas de baixa renda, está impedida ou ignora informações e conhecimento acessível que circula e está disponível na internet.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) construiu uma resolução que arremata o seguinte: “O acesso à internet é um direito humano no século XXI". Entretanto, no Brasil, tal direito não está sendo garantido pelos poderes públicos.

É visível que a pandemia da Covid-19 escancarou a desigualdade social no Brasil, que tem como uma das consequências o não acesso à internet de banda larga para comunidades pobres e, portanto, prejudica milhões de estudantes da periferia no processo de preparação para o ENEM, e bloqueia o acesso desse público à Universidade.

Exclusão digital é, ao mesmo tempo, um grave problema social e político. O não acesso à internet limita a aquisição de conhecimentos, afinal, as principais notícias sobre atualidades encontram-se disponíveis especialmente para quem tem acesso à tecnologia e vive na era digital.

Quem tem acesso à informação e conhecimento se prepara melhor, se organiza para os desafios da vida. Aqueles que não têm acesso ficam no escuro, na mitológica caverna de Platão, só enxergam as sombras, os resquícios da era digital.

Para solucionar este grave problema educacional e social, entendemos que é urgente que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) construa uma política forte, com planos de subsídios para as comunidades carentes obterem acesso ao mundo digital, com baixíssimo custo ou gratuitamente. Mas será que isso faz parte dos planos do governo Bolsonaro?

Concordamos com duas frases memoráveis do Barão de Montesquieu: “A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”, e "O amor da democracia é o da igualdade".


Gabrielly da Silva Nonato, estudante da EREM Lagoa Encantada e do Projeto Gradação/CE/UFPE; José Luís Simões, professor do Centro de Educação/UFPE

Nem clarins, nem tambores. Muita luta, sim https://bit.ly/2CwMpND

Nenhum comentário: