25 julho 2020

Suposto inimigo...


O voo do morcego
Cícero Belmar*

Quando começaram a surgir os primeiros casos da covid-19, ainda na China, a sempre atualizada Maria Lúcia, minha amiga de prosa e verso, foi ao Google e apurou o que havia disponível sobre a doença. Em pouco tempo, ficou especialista:
– Os cientistas acreditam que o novo coronavírus pode ter vindo de um morcego, sabia disso?
A moléstia que se alastrava no mundo, e Maria  Lúcia comentava:
– Eu sempre achei que esses bichos não são tão inofensivos quanto afirmam por aí.
Disse o “não” como se negritasse a palavra. Mais adiante, vieram novas pesquisas e ela constatou: “Os pesquisadores, agora, não acham mais que a doença seja disseminada pelo morcego, mas de pessoa para pessoa. Mesmo assim, não abro a guarda. Todo mundo sabe que esse animal transmite muitos vírus”.
Convém explicar. Maria Lúcia é uma senhora bem humorada, divertida e moderna, que adora literatura e gastronomia. Energia ótima, ela está sempre de bem. E, realmente, “odeia” poucas coisas nesta vida. Morcego, por exemplo, é uma delas.
Na verdade, minha amiga nutre um misto de asco e medo pelos morcegos. Pois numa dessas manhãs tediosas a que o isolamento social decretado pela pandemia nos obrigou, Maria Lúcia encontrou cocô de morcego na varanda do apartamento onde mora. É na varanda onde ela conserva lindas plantinhas ornamentais, a que chama de “minhas meninas” e, todos os dias, limpa e rega. Junto do seu mini jardim de flores e folhas simbólicas, estava “aquele nojo”.
– Como é que você sabe que era de morcego?
Exatamente por nutrir pavor aos visitantes noturnos, vive pesquisando sobre eles no Google. Onde, inclusive, já viu foto do tal material orgânico.
Diga-se de passagem, não era a primeira vez que os abusados faziam as necessidades fisiológicas no apartamento. Mas era a primeira vez no período da pandemia.
O site de busca completava as curiosidades:
– Eles vivem em árvores das vizinhanças e entram em dupla nas residências.
– Eles passam pelas telas das janelas dos apartamentos.
– Eles brigam entre si, quando estão no mesmo espaço, onde fazem cocô e saem.
Na noite do mesmo dia, certamente auto sugestionada, Maria Lúcia disse que teve a sensação de que os insetívoros fizeram um rasante crepuscular dentro do apartamento.
Desde então, minha amiga cumpre duplo isolamento social: reclusa no apartamento, para atender às recomendações das autoridades sanitárias. E a partir das 17 horas, trancada no quarto de dormir, para não cruzar com o animal.
Outro dia, eu lhe telefonei e ela contou:
– Vivo um super confinamento. Horror dos horrores.
Os cientistas podem até ter descartado que o vírus seja  originário do morcego. Mas, de acordo com a reação de Maria Lúcia, o voador tem se mostrado uma estratégia eficiente para garantir os níveis ideais de recolhimento social.
*Cícero Belmar  é escritor e jornalista. Autor de contos, romances, biografias, peças de teatro e livros para crianças e jovens. Membro da Academia Pernambucana de Letras. 

Nem clarins, nem tambores. Muita luta, sim https://bit.ly/2CwMpND

Nenhum comentário: