13 julho 2020

Grupos no WhatsApp: arre!


Para além do quadro de avisos
Luciano Siqueira

Sou favorável ao bom uso das ferramentas digitais de comunicação, uso várias – além do WhatsApp e deste blog, tenho contas no Facebook, Instagram, Twitter e mantenho o canal ‘Luciano Siqueira opina’ no YouTube. Apesar das limitações impostas pelo sistema de algoritimos, com o qual a gente luta permanentemente para evitarmos o aprisionamento na chamada bolha, me atrai a possibilidade de me comunicar com milhares ao simples clique.

Mas me intrigam os grupos de WhatsApp.

Errado quem pensa que as redes se assemelham a um alto-falante, em que algém se pronuncia e torce para que muitos escutem e apreendam pelo menos parte do que foi dito.

Não são.

Implicam interação. Diálogo, troca de informações e de opiniões.

De outra parte, essa interação tem a chance se dá coletivamente e com bom proveito através dos grupos de WhatsApp.

Mas em geral assim não ocorre.

No WhatsApp os grupos se assemelham a um poluído quadro de avisos onde cabe tudo – de notas políticas, informações úteis, opiniões pontuais a piadas, vídeos supostamente engraçados (quase nunca são), mensagens de autoajuda e que tais.

Alguém opina, por exemplo, sobre contradições no seio do governo Bolsonaro e espera debater o tema, se frustra. As sete ou oito postagens seguintes nada têm a ver com o tema.
E se o Santa Cruz tiver vencido o Sport, o mínimo que você verá ser um leão desenhado vestido de noiva...

Por quê?

Não sei.

Daí prefiro a lista de transmissão, onde você escreve e se alguém responde, o faz diretamente a você mesmo. E dificilmente o fará contando uma anedota ou uma fofoca...

Tenho até uma mensagem pronta para explicar minha respeitosa saída de grupos onde sou incluído, em geral sem consulta prévia. Explico o porquê de não poder participar e deixo meu número para conato direto. Tem dado certo.

Tal como a lenda da Babel, os grupos de WhatsApp não ajudam a boa comunicação entre as pessoas. Pelo menos por enquanto. 

A luta e o afeto dão cor à vida https://bit.ly/3eQE5WQ

Nenhum comentário: