23 agosto 2021

Palavra de poeta: Chico de Assis

Meu pai
Chico de Assis*

Há 38 anos meu pai se foi. No transcurso do tempo, foi-se atenuando o tormento, experimentado naquela noite em que cheguei à casa em que ele morava, somente a tempo de pô-lo num taxi, para sentir sua cabeça pender em meu ombro, no que acho tenha sido seu último suspiro.

Aquele momento dilacerador de perda foi-se diluindo em lembranças, as vezes refletidas em versos, alguns dos quais deixo hoje com vocês, na homenagem que anualmente presto, nesta data, ao meu pai, FRANCISCO DE ASSIS BARRETO DA ROCHA, ou simplesmente seu Rocha, como os amigos o chamavam.

O tempo, a poesia, a aceitação resignada das fatalidades do destino me ajudaram a superar a dor e a seguir em frente. Ainda que em seu lugar tenha se instalado o incomensurável: uma saudade inclemente, cravada no meu peito para sempre! 

Na cadeira de balanço
sua silhueta relembra lições
de vida.

Na cadeira de balanço
sua sombra serena desafia
a morte.
 
Na cadeira de balanço
tantos anos passados
anunciam:
 
nosso amor em silêncio
por ser infinito
prescinde do tempo.
 
Ausência

Tão perto me sentia
tão grande e ilimitado
que ao perdê-lo ao meu lado
eu quase não me senti.
 
Perdido entre o casario
não sou mais eu sozinho que marcho.
Sou eu e o vazio
da erma solidão  em que me faço.
 
Ainda assim meu pai, nesse momento
de falta atormentada e longa ausência
eu quero que tu sintas como estou:
 
nada me abala mais o pensamento
que a incerteza viva aqui contida
de que nunca entendeste o meu amor.
 
Presença

38 anos  pai
sem sua voz.
Ela se perdeu
nas intempéries do tempo.
Mas por todos esses anos
no amanhecer deste dia
uma lágrima se faz presente:
Inarredável pontualmente.
 

*Ex-preso político, é advogado e poeta

 . Veja: A poética ousada e cativante de Joana Côrtes https://bit.ly/3xdnKW8

Nenhum comentário: