17 janeiro 2023

Minha opinião

Vale a pena reverter o envelhecimento?

Luciano Siqueira

 

Leio agora no Globo que cientistas de Harvard, EUA, conseguiram reverter o envelhecimento em camundongos. 

O busílis da questão está nas chamadas alterações epigenéticas em mamíferos, asseguram.

 Opa! Nós humanos também somos mamíferos; logo, em tese, há que se pensar em se não reverter propriamente, pelo menos retardar nosso processo de envelhecimento. 

Simples assim?, pergunta o amigo Epaminondas. 

Parece que não. 

O Globo cita a reportagem da revista científica Cell, onde se lê que a degradação na forma como o DNA é organizado e regulado (é isso que tem o nome de epigenética) é a causa do envelhecimento. 

Tenho cá comigo que há muitas outras causas. Mas não entro nesse detalhe por reconhecida incompetência. 

Mas, vejamos. 

Valeria a pena mesmo reverter o envelhecimento de seres humanos como este que lhe escreve agora estas modestas linhas? 

Sinceramente, tenho muitas dúvidas. E, como se sabe, a dúvida é a antessala da discordância. 

Eu mesmo me recusaria a qualquer tratamento que me levasse a retroagir no tempo — e, naturalmente, em minhas condições físicas e mentais — simplesmente porque considero que sairia perdendo. 

Estou na faixa etária dos idosos. Com muita honra e satisfação. 

Não me arrependo de nenhuma das escolhas importantes que tive que fazer ao longo da vida. 

Sigo vivendo intensamente com a agradável sensação de uma reinvenção permanente do que sou, do que sei e do que desejo. 

Então, se os cientistas encontrarem os meios de retroagir o envelhecimento dos seres humanos em lapso de tempo que ainda me alcance vivo e ativo, manterei distância de anos-luz disso. 

Seguirei sendo o que sou, inspirado nos versos de Cecília, para quem "a vida, a vida, a vida,/a vida só é possível/reinventada."

A vida a cores e em branco e preto https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: