25 janeiro 2023

Minha opinião

 

O QUE A CIÊNCIA NÃO DESCOBRE?
Luciano Siqueira


Essa pergunta eu já fiz várias vezes. Assim, de modo simplório. E eu mesmo respondo: a ciência descobre tudo!

Pelo menos cientistas falam de coisas inimagináveis. E as escrevem em revistas conceituadas, portanto, com status de verdade 

Agora mesmo, pondo ordem em meus arquivos no laptop, revi a notícia de que cientistas norte-americanos asseveram que seres extraterrestres inteligentes não visitam o nosso planeta por falta de interesse.

Jacob Haqq-Misra, do Blue Marble Institute of Science, e Thomas J. Fauchez, da American University, ambos dos EUA, divulgaram um artigo no 'Astronomical Jorurnal' afirmando exatamente isso e supondo que outras civilizações preferem se expandir para sistemas em torno de estrelas menores que o sol, que do ponto de vista astronômico são mais longevas.

Argumentam que o sistema solar tem 4,5 bilhões de anos e uma vida útil prevista de 10 bilhões e, bem antes disso, nosso amado planeta Terra estará inabitável.

É muita areia para o meu caminhãozinho! 

Respeito e admiro cientistas que chegam a tais conclusões, mas confesso que não tenho o menor interesse em compreendê-las em profundidade. Essa sensação de que nós não teremos futuro, salvo também se migrarmos para outro sistema de estrelas menores do que o chamado astro rei, sinceramente não me faz bem.

Embora me considere de espírito aberto para tudo o que seja a produção intelectual dos humanos, naturalmente fazendo o crivo necessário, sou muito modesto: prefiro batalhar por um futuro visível no horizonte, no sonho de que transformações sociais profundas e de caráter revolucionário vão acontecer e que a Humanidade, desse modo, terá jeito.

Daí ao ler sobre essa descoberta tão frustrante — a de que seres inteligentes de outros planetas não dão a mínima para o que somos aqui na Terra; e sobre essa previsão de finitude do nosso planeta — ainda que mensurada em anos-luz, faço o registro mas retorno imediatamente à luta cotidiana.

Afinal, como resumiu Karl Marx certa vez, luta é sinônimo de vida. 

E assim sigo vivendo e aprendendo.

As pedras se tocam e tudo se relaciona https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: