27 janeiro 2023

China: expectativas

Crescimento econômico da China deve acelerar para 4,8% em 2023, economia global projetada para desacelerar

Global Times

O crescimento da produção mundial deve desacelerar de cerca de 3,0 por cento em 2022 para 1,9 por cento em 2023, enquanto o crescimento econômico da China deve acelerar para 4,8 por cento este ano, de acordo com um relatório da ONU divulgado na quarta-feira.

Em meio a alta inflação, aperto monetário agressivo e incertezas crescentes, a atual recessão global desacelerou o ritmo de recuperação econômica da crise do COVID-19, ameaçando vários países - desenvolvidos e em desenvolvimento - com perspectivas de recessão em 2023, a ONU O relatório Situação Econômica Mundial e Perspectivas 2023 disse.

Por exemplo, espera-se que o PIB dos EUA cresça apenas 0,4% em 2023, após um crescimento estimado de 1,8% em 2022, disse o relatório.

Prevê-se que o crescimento na China melhore moderadamente em 2023. Graças ao ajuste do governo de sua política COVID no final de 2022 e à flexibilização das políticas monetária e fiscal, o crescimento econômico da China deve acelerar para 4,8% em 2023, de acordo com o relatório.

Além da ONU, várias instituições globais também elevaram suas previsões de crescimento da China, já que a atividade econômica do país se recuperou rapidamente no novo ano da grave situação epidêmica no último mês de 2022.

De acordo com o último relatório do Banco Mundial, a economia da China crescerá 4,3% em 2023, em comparação com o crescimento de 2,7% de sua estimativa anterior para a China.

"Se o impacto de infecções generalizadas em todo o país no crescimento do PIB for limitado no primeiro trimestre, é possível que o crescimento de 2023 chegue a 6%", disse G. Bin Zhao, economista sênior da PwC China, em nota enviada ao Global Times. mais cedo.

"Após o ajuste da China e a otimização de sua política de prevenção de epidemias, sua atividade econômica se recuperou gradualmente. Tenho total confiança no desenvolvimento econômico nacional em 2023, com a previsão atual de crescimento econômico atingindo 5%", disse He Weiwen, membro sênior do Center for China and Globalization, disse ao Global Times, acrescentando que a expansão do consumo é a principal prioridade deste ano.

As estatísticas das deslocações às bilheteiras durante as férias da Festa da Primavera evidenciam fortemente as previsões destas agências e economistas, demonstrando a forte resiliência do desenvolvimento económico do país.

Dados do Ministério dos Transportes mostraram que, na quarta-feira, mais de 35,3 milhões de viagens foram feitas por ferrovia, rodovia, hidrovia e ar, um aumento de 73% em relação aos níveis de 2022.

A bilheteria da China para os feriados do Festival da Primavera de 2023 ultrapassou 5,5 bilhões de yuans (US$ 810 milhões) na tarde de quinta-feira, com Full River Red assumindo a liderança com uma bilheteria de mais de 2 bilhões de yuans. A plataforma de ingressos da China, Maoyan, disse que o número de espectadores durante os feriados de sete dias ultrapassou 100 milhões pelo quinto ano consecutivo.

De acordo com um relatório enviado ao Global Times na quarta-feira, o Trip.com disse que nos primeiros quatro dias do Ano Novo Chinês, as reservas de hotéis, B&Bs e passagens superaram o mesmo período de 2019.

Tian Yun, economista veterano, disse ao Global Times na quinta-feira que nos primeiros dois meses, especialmente durante os feriados do Festival da Primavera, o crescimento do consumo da China terá uma recuperação óbvia, provavelmente se recuperando para cerca de 5% de crescimento ano a ano.

A febre do consumo também estimulou as viagens ao exterior. De acordo com o Trip.com, as reservas de voos de saída de turistas do continente aumentaram mais de quatro vezes em relação ao ano anterior, com Hong Kong e Macau entre os dois principais destinos de saída populares.

Macau recebeu 71.678 chegadas no segundo dia do Ano Novo Chinês, o maior número de chegadas registrado em um único dia desde o surto em 2019, segundo dados divulgados pelo governo de Macau na terça-feira.

Hong Kong também observou uma rápida recuperação no turismo e no consumo desde que o país otimizou suas restrições de saída.

O South China Morning Post informou na quinta-feira que quase 80.000 pessoas participaram de um evento de corrida de cavalos realizado em Sha Tin na terça-feira. O Jockey Club relata um volume de apostas de HK$ 2,06 bilhões (US$ 265 milhões), o maior desde uma reunião pré-transferência em junho de 1997.

Especialistas observaram que o forte poder de consumo da China também impulsionará o setor de turismo de outros países.

As Maldivas receberam o primeiro voo de turistas chineses desde a pandemia e esperam que a meta de turismo do governo aumente 10% em 2023 com a retomada das chegadas de turistas da China ao estado arquipélago.

Fincar os pés na realidade concreta https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: