23 janeiro 2023

Minha opinião

Quem cumprimenta quem ao amanhecer

Luciano Siqueira

 

Há diferença de classe em tudo na vida. Para simplificar: a burguesia pensa e age de um jeito, a classe trabalhadora de um jeito oposto, ou pelo menos muito diferente.

Claro que muita gente da classe trabalhadora — assim chamamos o proletariado dos nossos dias — pensa como a classe opressora e tenta agir como se a ela pertencesse. 

É a dominação ideológica da classe dominante. Desde Karl Marx Friedrich Engels a gente sabe disso. 

Mas eu me refiro aqui a uma espécie de comportamento diferencial meio que intuitivo. 

Quer um exemplo? 

Em nossas caminhadas matinais aqui nesse minúsculo território do Recife que engloba os bairros Graças, Aflitos e Tamarineira, Luci e eu costumamos cumprimentar as pessoas com um simples "bom dia!" 

Pois bem. Aí temos uma clara distinção no comportamento "de classe".  

As pessoas mais simples — diaristas a caminho do trabalho, lavadores de carro, vendedores de frutas, mungunzá e cuscuz, zeladores de edifícios, jardineiros, porteiros, guardas municipais — invariavelmente retribuem nosso comprimento. 

Mas aquelas que têm toda a pinta da burguesia (de fato ou pretensa), 80% nos negam o cumprimento. Conscientemente eu não, ao nos olharem de soslaio, parecem nos identificar como intrusos em suas ruas e calçadas. Ou, provavelmente alguns nos reconhecem pela militância política — o que dá no mesmo. 

Cumprimentar ou não as pessoas certamente é um diferencial psicológico infalível.  

Infelizes são os que negam ao passante um simples bom dia. Minha mãe diria que a esses faltam civilidade. Eu penso que é discriminação "de classe" mesmo. 

Felizes são os que, mesmo às voltas com as agruras da vida simples e sacrificada, respondem ao nosso cumprimento e abrem um sorriso de cumplicidade. 

Um dia todos se cumprimentarão solidariamente, sem rancor nem preconceito, quando a exploração e a opressão de classes forem superadas.  

Aí viveremos todos a "festa de pão e rosas" a que se referia Diógenes Arruda.

E a uma só voz compartilharemos a caminhada matinal com um sonoro “bom dia!”

O caleidoscópico tempo presente https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: