01 janeiro 2023

Palavra de poeta: Chico de Assis

PARA ALÉM DO PRESENTE! 

Chico de Assis*
 
O último dia do ano 
pode não ser o último do tempo
 – como diz o poeta Drummond.
 
Mas pode ser  esse inventário
de cicatrizes distribuído
entre deslizes desconhecidos. 
 
Ninguém me orientou 
para o pisar clandestino
deste solo movediço.
 
Nenhuma voz entoou
comigo o coro de lamentações 
tardiamente orquestradas.
 
Nenhum desejo plantou
sementes que florescessem
entre os canteiros da estrada.
 
Estive só quase sempre.
E de solidão ressequido
atravesso os umbrais do tempo. 
 
Meu corpo ainda se recobre
com a pele macerada dos prisioneiros
e carrega o peso das noites insones. 
 
Mas em minha mente há reflexos de luz.
E eu ainda espero o poema 
que nos ilumine através dos séculos. 
 
Por isso não há tibieza no passo
que acompanha agora o poeta Benedetti:
“Ainda existe vida nos teus sonhos.
Porque cada dia é um novo começo...” 
 
Aos irmãos de luta e de sangue. Aos que sonham sem nunca acordar. Aos que lutam sem capitular. Aos que seguem uma rota infinita. Por um mundo de paz amor e justiça. A todos, enfim, que compartilham comigo essa humana lida:
UM SAUDÁVEL, PRODUTIVO E RESISTENTE  ANO NOVO!

[Ilustração: Ivan Konstantinovitch Aïvazovski]
 
*Advogado, poeta
O mundo gira. Saiba mais https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: