12 fevereiro 2023

Minha opinião

O sábio inseguro

Luciano Siqueira

 

Uma ida rápida à padaria da esquina não pôde ser tão rápida, demorou muito mais do que devia, porque tive o desprazer de encontrar um sábio inseguro.

Explico.

Sábios a gente encontra a todo instante. Gente que se presume sabedora de tudo um pouco e se sente à vontade para defender teses as mais diversas. Com uma boa dose de petulância.

E, como você sabe, há tese para tudo...

Mas agora tenho o prazer de anunciar a existência de uma espécie invulgar de sábio: o sábio inseguro.

Precisamente é o cara que, como todo sábio desses que a gente encontra pela rua - nos cafés e nos bares e até em velório - tem a convicção de que manda ver sobre qualquer tema, mas se deixa torturar pela dúvida. Daí a insegurança.

Ele me abordou como se fora velho conhecido (que não reconheci), uma intimidade meio que fora de esquadro: "Aí, Siqueira! Que rolo esse de Lula com o Banco Central, hein?" 

E tome argumentos desencontrados sobre a política monetária, um palavreado que não junta lé com cré. "Será isso mesmo?", indagou.

Antes que eu balbuciasse qualquer comentário, emendou com tese fantasiosa sobre a intervenção do Brasil para aliviar as tensões entre os EUA e a China. "Se eu estiver errado, pode dizer."

Mais uma vez não me permitiu socorrê-lo na dúvida.

“Você acha que Lula e Biden trataram disso? Acho que sim. Ou não?”

E eu já na fila do caixa e o sábio a me segurar pela manga da camisa: “Mas os asiáticos são muito espertos!”

Pedi desculpas e fui saindo de fininho, discretamente evitando que o dito sábio me visse entrar no prédio onde moro. Sei lá, o cara não tem limites pra nada, bem que futuramente poderia bater à minha porta para discorrer sobre a ameaça de uma terceira guerra mundial ou sobre as mudanças climáticas ou ainda sobre a decadência do mísero futebol pernambucano.

Trabalhar no mesmo ambiente com uma cara assim, jamais!

Imagino-o a cada tese estrambótica, tomado de tremenda insegurança, refugiado sob a própria mesa de trabalho...

Arre égua!

Navegar é preciso, viver não é preciso https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: