Dino e a suprema luta contra a extrema-estupidez
Enio Lins*
Flávio Dino de Castro e Costa, ao vencer a parada no Senado para vestir uma das togas do STF, possibilitou ao País ter – novamente – uma ideia da gravidade da luta entre a extrema-direita apoplética e o resto do Brasil.
Indubitavelmente o nome mais capaz para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal dentre todas as pessoas especuladas para as cortes superiores nos últimos cinco anos (no mínimo), Dino sofreu poderosa campanha contrária.
Convocadas pela extrema-estupidez bolsonarista, manifestações antiDino tentaram ocupar as ruas, num esforço inédito de boicote contra uma indicação aos tribunais superiores. Falharam nas praças, mas se espalharam nos becos políticos.
Movimento combinatório entre a extremas estupidezes e direitices, a mediocridade antiDino chegou a se supor vitoriosa no embate final. Seus expoentes senatoriais deram tudo de si durante mais de 10 horas de interminável sabatina.
Expoentes da mediocridade nacional, como Flávio Rachadinha, Serginho Moro, Marcos do Vau da Sarapalha – e outras obscuridades com mandato – suaram seus paletós de grife para tentar encurralar o caboclo maranhense. Sem sucesso.
Ao fim e ao cabo, vitória. Êxito expressivo da Democracia e da Cidadania. Não pode ser considerado um luxo, pois o placar (47 x 31) reafirma a força do lixo contemporâneo na política brasileira: 31 votos significam 38,27% do Senado.
Alvo preferencial do (des)presidente Jair Falso Messias, o então governador do Maranhão – pelo PCdoB –, Flávio Dino, foi atacado pelo bolsonarismo durante quatro anos e esse ódio se reforçou durante sua gestão no Ministério da Justiça.
Brilhante gestão no Ministério da Justiça, destaque-se. Dino enfrentou com sucesso a tentativa de golpe no 8 de janeiro, atacou o crime organizado com resultados inéditos e derrotou todas as iniciativas bolsonaristas de o encurralar no Congresso Nacional.
Dino seguirá sendo alvo preferencial do bolsonarismo criminal, o que deve ser reconhecido como um mérito, uma espécie de medalha conferida a quem se destaca na defesa da Constituição, contra o crime organizado e contra a estupidez.
Parabéns ao Brasil pela confirmação de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal!
*Arquiteto, jornalista, cartunista e ilustrador
Ciência & Tecnologia: méritos da ministra Luciana Santos https://bit.ly/3RfiNae
Nenhum comentário:
Postar um comentário