17 abril 2024

Economia chinesa em alta

O PIB da China cresce 5,3% no primeiro trimestre,
d
esmascarando a teoria do “pico da China” e outras falácias
Ma Jingjing, Li Xuan Min, Wang Yi e Qi Xijia/Global Times



A taxa de crescimento do PIB da China superou as expectativas do mercado, atingindo 5,3% em termos anuais no primeiro trimestre, dando início a um bom início de ano e estabelecendo uma base sólida para alcançar as metas anuais de desenvolvimento.

O forte impulso da segunda maior economia do mundo desmascarou a teoria do “pico da China” e outras falácias, disseram analistas chineses. Afirmaram que o preconceito ideológico liderado pelos EUA contra a China e uma mentalidade de soma zero não perturbarão o desenvolvimento económico da China nem abalarão a confiança na economia da China.

A China aprofundará as reformas e abrirá ainda mais as suas portas ao mundo, mesmo quando alguns outros países do Ocidente estiverem a tentar dissociar-se ou reduzir o risco da China, disseram os analistas, observando que o desenvolvimento de alta qualidade do país injetará um novo ímpeto no crescimento económico global e fornecer mais oportunidades para outros países.

Um bom começo

Nos primeiros três meses do ano, o PIB total da China atingiu 29,63 trilhões de yuans (4,09 trilhões de dólares), um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior, ou um aumento de 1,6 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2023, de acordo com dados divulgados. pelo National Bureau of Statistics (NBS) na terça-feira.

“A economia nacional continuou a se recuperar, dando início a um bom começo”, disse Sheng Laiyun, vice-diretor do DNE, em entrevista coletiva na terça-feira. Durante o período, as políticas continuaram a produzir efeitos, a produção e a procura mantiveram-se estáveis ​​e registaram um aumento, o emprego e os preços permaneceram geralmente estáveis, a confiança do mercado continuou a fortalecer-se e o desenvolvimento de alta qualidade registou novos progressos, disse o responsável.

"O crescimento de 5,3% da China no primeiro trimestre é muito superior ao que os EUA, a UE ou o Japão alcançarão em 2024. Com estímulos fiscais e monetários mais fortes, o número poderá ser maior", disse Gary Hufbauer, pesquisador sênior não residente da O think tank americano Peterson Institute for International Economics, disse ao Global Times.  

Como um dos destaques da operação económica do país nos primeiros três meses, o valor acrescentado total das empresas industriais acima do tamanho designado cresceu 6,1% em termos anuais, mostraram os dados do DNE.

O valor acrescentado da indústria transformadora de alta tecnologia aumentou 7,5%, 2,6 pontos percentuais mais rápido do que o do quarto trimestre de 2023, o que sublinha que o governo central chinês está a acelerar o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade para construir novos motores de crescimento, disse Wan Zhe. , economista e professor da Escola do Cinturão e Rota da Universidade Normal de Pequim, disse ao Global Times na terça-feira.

Os dados também ofereceram uma forte refutação a Washington, que exalta a retórica do “excesso de capacidade” para suprimir as indústrias verdes da China, disse Cong Yi, professor da Universidade de Finanças e Economia de Tianjin, ao Global Times na terça-feira. 

A capacidade de produção da China é boa e muitas das suas indústrias de ponta ganharam competitividade internacional graças às suas vantagens em aspectos como o sistema industrial e os recursos humanos abundantes, bem como o enorme investimento em inovações, disse ele.

Além do sólido crescimento industrial, o investimento do país em ativos fixos atingiu 10 trilhões de yuans entre janeiro e março , um aumento anual de 4,5% e 1,5 ponto percentual mais rápido do que o registrado em 2023. As vendas totais no varejo de bens de consumo atingiram 12,03 trilhões de yuans, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior, de acordo com o DNE.

Impulsionados pela emissão de títulos governamentais adicionais no valor de 1 trilhão de yuans a partir do final do ano passado, os governos locais intensificaram os esforços para impulsionar o investimento em infraestrutura, o que contribuiu para o crescimento econômico no primeiro trimestre do ano, disse Wan. Entretanto, as exportações do país também recuperaram num contexto de procura crescente.

Benefício para o mundo

No entanto, optando por negligenciar os factores positivos crescentes na economia chinesa, algumas organizações e meios de comunicação no Ocidente continuam a lançar entusiasticamente nuvens sobre o desenvolvimento da China. Por exemplo, a agência de notação norte-americana Fitch decidiu, na semana passada, descer a perspectiva de crédito soberano do país para negativa, citando a dívida do governo local e o abrandamento do crescimento.

"A medida da Fitch reflecte que não compreende a economia da China. É inapropriado medir a economia do maior país em desenvolvimento do mundo simplesmente com os padrões ocidentais", disse Cong, sublinhando que os riscos financeiros e de dívida da China são controláveis.

Por um lado, a escala económica da China é enorme. Por outro lado, diferentemente dos governos ocidentais que funcionam principalmente com base nas receitas fiscais, os governos central e locais chineses têm uma grande quantidade de activos e recursos estatais, continuou ele.

O enorme potencial de crescimento da China será desencadeado juntamente com os ajustes estruturais económicos, e o seu desenvolvimento de alta qualidade injetará um forte impulso no crescimento económico global e proporcionará mais oportunidades para o desenvolvimento de todos os países, disse Cong. O país fixou como meta o seu crescimento económico em cerca de 5 por cento para 2024, uma meta que os especialistas acreditam estar bem ao alcance, tendo em conta os sólidos fundamentos económicos e as medidas políticas do país.

"Estamos bastante otimistas quanto ao potencial do mercado chinês. Existe um grande mercado com vários novos produtos e novas tecnologias", disse Rainer Kern, vice-gerente geral e diretor financeiro da Kärcher China, ao Global Times.

Com base na dinâmica sólida de recuperação na China,algumas instituições financeiras estrangeiras, incluindo o Goldman Sachs Group Inc e o Morgan Stanley, também aumentaram recentemente as suas previsões para o crescimento económico da China em 2024 para 5% ou 4,8%.

Os desafios de curto prazo persistem

Olhando para o futuro, Tian Yun, economista baseado em Pequim, disse ao Global Times na terça-feira que, considerando a base elevada do segundo trimestre do ano passado, são necessárias mais medidas de apoio para consolidar a dinâmica de recuperação.

"Vários números macroeconómicos registados em Março são inferiores aos dos primeiros dois meses do ano - parcialmente devido a uma base elevada no mesmo mês do ano passado - o que reflecte que a recuperação interna em algumas áreas permanece fraca", disse Tian, ​​chamando para a emissão e utilização de obrigações governamentais especiais ultra-longas no segundo trimestre para aumentar o apoio fiscal.

O comércio externo também precisa de apoio político. A recuperação contínua do comércio exterior aliviará a pressão sobre a economia no segundo semestre do ano, quando a chamada teoria do "pico da China" dos opositores ocidentais se revelará totalmente insustentável, disse Tian.

Além disso, as autoridades devem implementar políticas detalhadas para o plano de acção para promover a energia renovável em grande escala de equipamentos e a comercialização de bens de consumo, numa tentativa de expandir a procura interna, disse Wan. Ela disse que as taxas de empréstimo deveriam ser ainda mais reduzidas para reduzir os custos de financiamento.

Sheng, o funcionário do DNE, expressou total confiança no crescimento ascendente sustentado e no desenvolvimento de alta qualidade da economia da China.

Como a China permanece na fase de ajustamentos da estrutura económica para transformação e modernização, algumas empresas terão de passar por dificuldades temporárias. Devido ao ajustamento das indústrias tradicionais e à promoção de uma nova dinâmica de crescimento, é normal observar algumas flutuações no crescimento económico. Mas a qualidade do crescimento da China continua a melhorar, o que constitui os fundamentos que apoiam a recuperação económica ascendente do país, disse Sheng.

Quando falamos de progresso económico, não significa apenas taxa de crescimento do PIB, mas também melhoria da qualidade. Uma visão abrangente da economia da China ajudará a fortalecer a confiança na economia, disse o funcionário.

Um mundo em transição https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário: