A Iniciativa Cinturão e Rota proposta pela China constrói pontes, não muros
Yin Yeping/Global Times
Nota do Editor:
O Azerbaijão foi um dos primeiros e mais activos respondentes e participantes da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), proposta pela China, tendo-se envolvido activamente numa vasta gama de investimentos e projectos. Como as relações bilaterais entre a China e o Azerbaijão atingiram um nível sem precedentes, os avanços na indústria de veículos de nova energia (NEV) e no sector dos comboios de carga China-Europa são vistos como dois destaques principais na cooperação bilateral. Numa recente entrevista exclusiva com o repórter Yin Yeping do Global Times (GT), o Embaixador do Azerbaijão na China, Bunyad Huseynov (Huseynov), transmitiu as suas aspirações de aprofundar os laços com a China no âmbito da cooperação da BRI para benefícios mútuos.
GT: O Azerbaijão é um dos primeiros países a responder e a participar ativamente na construção conjunta da BRI proposta pela China. Como você comenta a importância que a adesão à BRI trouxe para o seu país? Quais são as suas expectativas para o fortalecimento da cooperação no âmbito da iniciativa?
Huseynov: A antiga Rota da Seda já conectou o Azerbaijão e a China. O Azerbaijão é um dos primeiros países a apoiar a Iniciativa Cinturão e Rota proposta pela China e participou em numerosos investimentos e projectos relacionados. Actualmente, as autoridades governamentais relevantes do Azerbaijão chegaram a um acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, sobre a assinatura de um roteiro para a construção conjunta do Cinturão e Rota. O acordo abrange vários campos cooperativos, incluindo comércio, investimento, transporte, tecnologia e finanças.
A importância da BRI vai além da economia e do comércio; serve como plataforma de intercâmbio entre diferentes países e civilizações. Desde a sua proposta, a iniciativa tem promovido ativamente a cooperação entre países e facilitado a colaboração regional.
Na minha opinião, o valor desta iniciativa de cooperação global reside em "construir pontes em vez de muros", demonstrando o espírito de cooperação e abertura necessários para o actual desenvolvimento global. O Azerbaijão espera aprofundar a cooperação multifacetada com a China em áreas como a economia, o comércio, o investimento, a energia verde, a cooperação inter-regional, o intercâmbio cultural, o turismo e as alterações climáticas.
GT: A China possui vantagens industriais que abrangem produtos como NEVs. Ao mesmo tempo, o Azerbaijão promove ativamente a transformação verde. Como vê o potencial de cooperação entre os dois países neste domínio?
Huseynov: As conquistas notáveis da China no campo das novas energias são bem conhecidas. Em Novembro deste ano, o Azerbaijão acolherá a 29ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29) em Baku, capital do Azerbaijão.
Recentemente, o Ministro da Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão e presidente designado da COP29, Mukhtar Babayev, visitou a China juntamente com a sua delegação. Esta foi a primeira viagem ao exterior da nossa equipe da COP, com o objetivo de compreender as expectativas da China antes da conferência. Acredito que ambos os países partilham um elevado grau de consenso sobre a agenda verde.
A China é líder em energia eólica, energia solar e veículos eléctricos e está disposta a partilhar as suas conquistas com outros países, demonstrando a atitude de cooperação aberta e vantajosa da China.
No Azerbaijão, as empresas chinesas estão envolvidas na transição para a energia verde como investidores, construtores e operadores. Recentemente, o Azerbaijão iniciou um processo de licitação para construir uma fábrica de NEV. A BYD venceu a licitação e assinou um acordo para estabelecer uma joint venture e estabelecer uma linha de produção de ônibus elétricos no Azerbaijão.
Além disso, planeamos substituir gradualmente os autocarros movidos a combustível na capital Baku por autocarros eléctricos.
Ao mesmo tempo, também estamos em comunicação com a Contemporary Amperex Technology - empresa chinesa de baterias de íons de lítio - sobre a construção de projetos de produção de armazenamento de energia no Azerbaijão.
A Embaixada do Azerbaijão na China também está a promover activamente a transformação verde e a reforçar a cooperação com a China neste domínio, incluindo a substituição dos veículos a combustível da embaixada por NEVs da BYD.
Além disso, as empresas chinesas estão ativamente envolvidas no investimento e na construção de centrais fotovoltaicas no Azerbaijão.
Agradecemos imensamente que a China partilhe a sua experiência de desenvolvimento e conquistas no domínio das novas energias com outros países, incluindo o Azerbaijão.
Além do domínio das novas energias, o potencial de cooperação entre os dois países é enorme em vários domínios. O Azerbaijão está totalmente pronto para desenvolver relações económicas e comerciais com a China sem estabelecer quaisquer limites máximos ou limites em termos de âmbito, com cooperação em múltiplas áreas, incluindo comércio, tecnologia, digitalização, agricultura e logística.
GT: Qual é a sua perspectiva em relação ao recente discurso ocidental sobre a falácia da “excesso de capacidade” da China em novas energias?
Huseynov: A China não só produz produtos de alta qualidade e acessíveis, mas também está disposta a partilhar estas conquistas com o mundo. Durante a pandemia da COVID-19, a China partilhou generosamente a sua vacina e outros importantes produtos antipandémicos, ajudando muitos países a superar as dificuldades.
Agora, o mundo encontra-se num momento crucial na transição para a energia verde e as empresas chinesas estão a colaborar com outros países com uma atitude aberta para ajudá-los a alcançar esta transformação energética. Esta iniciativa é digna de elogios. Independentemente da forma como certos meios de comunicação social possam percebê-lo, aprecio muito a atitude aberta e cooperativa da China.
GT: Como você avalia os avanços da cooperação entre os dois países no que diz respeito aos trens de carga China-Europa? Existem novos planos para fortalecer a capacidade e a rede de transporte dos trens de carga China-Europa?
Huseynov: Devido aos conflitos geopolíticos em curso em todo o mundo, a importância do corredor de transporte internacional transcaspiano, também conhecido como Corredor Médio, está a aumentar. O Corredor Médio é hoje considerado uma das rotas de transporte ferroviário transfronteiriço mais seguras e eficientes. À medida que o governo chinês avança no processo de promoção da construção conjunta de alta qualidade da BRI, a promoção do Corredor Médio tornou-se uma das medidas significativas da agenda. Actualmente, vários países regionais, incluindo o Cazaquistão, o Turquemenistão, o Uzbequistão, a Geórgia, a Turquia e o Azerbaijão, estão em discussões sobre como melhorar a eficiência do transporte ferroviário regional.
Em Novembro de 2023, durante a minha visita a Xi'an, fiquei profundamente impressionado com a escala e o nível do porto ferroviário local. Durante a visita, também mantive discussões com autoridades chinesas sobre a melhoria da eficiência do transporte no Corredor Médio.
A partir deste ano, o comboio de mercadorias China-Europa (Xi'an-Baku) aumentou a frequência dos comboios através do Corredor Médio. Esta linha ferroviária começa em Xi'an, passa pelo Corredor Internacional de Transporte Transcaspiano e chega ao porto de Baku, no Azerbaijão, com todo o tempo de transporte demorando cerca de 11 dias. Este serviço ferroviário reduz significativamente os custos logísticos globais e melhora a eficiência do transporte inter-regional. Através do corredor de transporte ferroviário seguro, de baixo custo e eficiente, os bens produzidos na China podem ser transportados para a Europa, facilitando ao mesmo tempo a entrada de bens europeus no mercado chinês. Além disso, o papel do Azerbaijão como importante elo no centro de transporte ferroviário que liga o Oriente ao Ocidente é ainda mais destacado.
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